25.3 C
Manaus
7 de maio de 2024 | 14:19

Tribunal de Contas do AM rende homenagem a Amazonino Mendes

Hoje de manhã, o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas prestou homenagem ao ex-governador do Estado, Amazonino Mendes, falecido no último domingo (12-fev).

Os conselheiros e auditores destacaram os feitos de Amazonino para o Amazonas e para a cidade de Manaus, enaltecendo as conquistas como exemplos a serem seguidos por outros políticos.

Por propositura do presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, e aprovado por unanimidade, foi registrado na ata dos trabalhos do Pleno um voto de pesar pelo falecimento do ex-político.

De acordo com o presidente do Tribunal, Amazonino marcou sua trajetória política trazendo grandes feitos para o povo amazonense.

“Não há necessidade de se dizer muitas coisas a respeito de Amazonino. É notória a sua participação na vida política e administrativa do Estado do Amazonas, do município de Manaus, e do parlamento federal”, destacou Érico Desterro.

“Lamentamos o falecimento! Tive alguns contatos com ele, o primeiro ainda como Procurador do MPC. Era um homem muito culto, de papo muito agradável, que marcou sua trajetória com muitos feitos, o principal deles, a criação da Universidade do Estado do Amazonas”, acrescentou o presidente.

“Político de tradição extraordinária”

“Tive muitos contatos com o ex-governador na prestação de assessorias jurídicas. Não temos a menor a dúvida que se trata de um político de tradição extraordinária, conhecedor do interior do Amazonas como ninguém! Que ele possa descansar em paz”, afirmou o conselheiro Júlio Pinheiro.

“Amazonino foi um grande homem, grande político admirado por muitos. Com certeza, deixou seu legado marcado em nosso Estado”, completou a conselheira Yara Lins dos Santos.

“Desejo minha solidariedade aos familiares do ex-governador. Tive a oportunidade de conviver intimamente com Amazonino, sendo secretário dele em Brasília por oito anos. Conheci bem o jeito Amazonino de ser. Era um homem do povo, e, indiscutivelmente, deixa um legado incomparável ao nosso Estado”, destacou o conselheiro Mario de Mello.

“Conhecedor da realidade do povo”

“Além de grande estadista, Amazonino foi um grande humanista. Vindo do interior, conhecedor da realidade do povo, sempre fez seus governos com sensibilidade para o povo do interior, promovendo a melhoria da vida dessas pessoas. O primeiro governador da história do Amazonas que procurou a justiça e o judiciário brasileiro para defender a Zona Franca, o que se tornou exemplo para todos que o sucederam”, afirmou o conselheiro Josué Cláudio.

Presentes na Sessão Plenária, os auditores Alípio Reis Firmo Filho e Luiz Henrique Mendes, e a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Elissandra Freire, também prestaram homenagens a Amazonino Mendes.

Leia também outras matérias

Pais ‘esquecem’ bebê de 1 ano trancado em carro no aeroporto de Manaus

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima anuncia R$ 220 milhões para infraestrutura, crédito e fomento a agricultores de Novo Remanso, em Itacoatiara

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima entrega lanchas blindadas ao sistema de segurança pública e vistoria Base Arpão 2

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo