Tubarões que vivem na costa sul dos Estados Unidos, próximo da Flórida, estão viciados em cocaína.
O vício atinge milhares de tubarões, que estão consumindo cocaína largada no oceano por traficantes que tentam enviar a droga aos Estados Unidos.
Antes de serem abordados por policiais, os traficantes furam os sacos com a droga, que depois é jogada no mar.
O vício dos tubarões foi constatado por biólogos marinhos que estudam animais na costa leste americana. Segundo os pesquisadores, os animais ficam mais violentos quando sofrem com abstinência da droga.
A pesquisa, tema do documentário Cocaine Sharks, da emissora americana Discovery Channel, está sendo desenvolvida pelo biólogo marinho Tom Hird.
Segundo informações da revista científica Live Science, só no último mês de junho, por exemplo, a Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu 186 milhões de dólares (aproximadamente R$ 900 milhões) no Oceano Atlântico e no mar caribenho.
A pesquisa de Hird e outros biólogos observou que os tubarões tem apresentado comportamento alterado e que já reconhecem as cargas de drogas quando são jogadas no mar.
Ainda não há detalhes sobre como a droga afeta o comportamento de outros peixes, mas, segundo a pesquisa, é possível reconhecer que espécies diferentes reagem de maneiras distintas à cocaína.