Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o bilionário Elon Musk já tem tudo pronto para instalar duas estações de satélites em Manaus e em São Gabriel da Cachoeira no espaço de dois meses.
Em entrevista ao site da revista Veja, no último final de semana, Musk disse que voltará ao Brasil em breve para vir à Amazônia conhecer pessoalmente o estado onde os seus próximos projetos serão realizados.
As estações se conectarão com os satélites de baixa altitude que o bilionário tem autorização para operar sobre o território brasileiro até 2027. A ação permitirá a conexão de aproximadamente 1 000 escolas em áreas remotas aos serviços da Starlink dentro da região amazônica.
Musk fala em oferecer serviços gratuitos de conexão às escolas da região.
Alta velocidade
O programa de conectividade da Amazônia conduzido pelo Ministério das Comunicações é um desdobramento do leilão de 5G no país, que arrecadou 47,2 bilhões de reais em novembro.
Nos próximos meses, Fábio Faria licitará mais 7 000 escolas, chegando a um total de 19 000 em todo o país.
“Em regiões mais distantes e isoladas como a Amazônia, estimava-se que essa conexão de alta velocidade chegasse apenas em meados de 2027. Com os satélites, a gente consegue conectar essas escolas imediatamente”, diz o ministro.