24.3 C
Manaus
13 de junho de 2024 | 04:06

Presidente da Câmara de Manaus faz balanço das ações executadas em 2023

Na última reunião do ano, realizada hoje (14-dez), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (Podemos), apresentou um balanço das ações parlamentares de sua autoria, executadas ao longo de 2023.

Prestando contas do terceiro ano de mandato, o vereador Caio André destacou o número de requerimentos encaminhados à Prefeitura de Manaus, ao Governo do Estado e às empresas prestadoras de serviços públicos.

Ao todo, segundo Caio, a quantidade de solicitações alcançou 1.281 requerimentos neste ano, reforçando o trabalho do parlamentar no atendimento às demandas trazidas pelas comunidades.

“Solicitamos diversas reivindicações para a população. Sempre fomos demandados tanto no gabinete, quanto por diversas visitas que tivemos nos bairros não só do vereador, como também dos colaboradores e funcionários do gabinete”, destacou Caio André.

“Muitas delas foram atendidas, mas a grande maioria, até pelo grande número de demandas na nossa cidade, infelizmente ainda não foram atendidas”, acrescentou.

Projetos apresentados

Somente neste ano, Caio André apresentou 19 Projetos de Lei, e destes, três foram sancionados e se tornaram leis municipais: PL nº 13/2023, que institui a campanha Check-up Feminino em Manaus; o PL nº 16/202, o qual dispõe sobre uma campanha municipal de doação de cabelos a pessoas carentes em tratamento de câncer; e o PL nº 061/2023, matéria que trata sobre o direito de deficientes visuais a receberem o carnê do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em braile.

O presidente da Casa ainda citou outros três projetos do ano passado sancionados em 2023: o PL nº 375/2022, que obriga a concessionária de energia a realizar o alinhamento ou retirada de fios em postes, dispondo sobre os “medidores aéreos”; o PL nº 339/2022, sobre o Dia Municipal do Técnico em Radiologia; e o PL nº 119/2022, que dispõe sobre a adoção do tucunaré como símbolo da pesca e cria regras para abate e áreas de conservação.

Além dos Projetos de Lei, Caio André pontuou a aprovação de 33 moções, 72 indicações e a realização de quatro tribunas populares de sua autoria em 2023.

Em ações executadas no primeiro ano de gestão, Caio André reforçou a ampliação de visitas técnicas de escolas e universidades, e ainda, a oferta de novos cursos à distância por meio da Escola do Legislativo da CMM.

Aos servidores efetivos, o parlamentar considerou avanços a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI).

As medidas valorizam os profissionais e, além disso, favorecem a aplicação do novo concurso público da CMM anunciado para 2024.

Alagamentos em Manaus

No último Pequeno Expediente de 2023, o vereador Caio André ainda alertou para a situação de uma área no bairro Riacho Doce, zona norte, por conta de alagamentos registrados após forte chuva na última terça-feira (12/-dez).

Ele cobrou da Prefeitura de Manaus a execução de obras de desassoreamento do igarapé que fica nas proximidades.

“Há relatos de que há 10 anos essas famílias vem perdendo tudo o que constroem. Houve um desabamento neste barranco. Já fiz um encaminhamento e vou fazer de forma presencial, não só à liderança do prefeito na Casa, mas ao secretário Renato Júnior, para que a Prefeitura de Manaus consiga auxiliar essas famílias”, disse Caio André.

Leia também outras matérias

Motoristas de App fazem sexo com clientes em busca de renda extra

Redação Zero Hora AM

Dep. Dermilson participa de homenagens póstumas aos incentivadores do esporte no bairro Japiim

Redação Zero Hora AM

Namorado da filha tinha dívida de R$ 30 mil com servidora do TRT

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo