Em um evento que marcou a integração da região Norte do País ao ecossistema de tecnologias quânticas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentou o Computador Quântico Educacional (2 qubits), sendo este o primeiro na Amazônia.
O aparelho avançado faz parte do novo Laboratório de Tecnologias e Inovações Quânticas (Latiq), inaugurado hoje (16-set), na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).
O equipamento é um servidor onde, por meio do computador clássico, é feita uma programação em linguagem adequada, permitindo que sejam desenvolvidos projetos e pesquisas, como a elaboração de sensores quânticos.
Além disso, irá contribuir para a formação de talentos e inovação em múltiplas áreas estratégicas.
Na inauguração, o reitor da UEA, André Zogahib, destacou que a universidade está dando um passo significativo na história da instituição e no estado do Amazonas, com possibilidades, também, que podem fazer com que se tenha condições, de fato, de criar tecnologias que possam contribuir para o cenário econômico do Amazonas.
“Fico muito entusiasmado com o futuro que temos a seguir. Estamos saindo à frente de várias universidades do país e da América Latina. Não somente com o computador quântico mas, também, com o curso de Inteligência Artificial (IA) e com várias outras iniciativas”, declarou o reitor.
Para a vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro, a presença dessa tecnologia será uma grande oportunidade de professores e alunos explorarem áreas complexas com mais eficiência e precisão, assim, impulsionando futuras pesquisas.
O coordenador do Latiq, Manoel Azevedo, ressaltou que a UEA é a primeira instituição da região Norte a ter um computador quântico, um diferencial para o cenário da pesquisa científica no Amazonas e no País.
“Esse momento é histórico. Estamos celebrando a chegada não somente do primeiro computador quântico mas, também, das tecnologias quânticas. Nossa missão nasce em desenvolver, aplicar e difundir as tecnologias quânticas, formando talentos e impulsionado a inovação sustentável no Amazonas”, disse.
O Latiq oferecerá à comunidade acadêmica um espaço de convívio, desenvolvimento de ideias e aprendizado na área das tecnologias quânticas, podendo ser aplicadas nas áreas da ciência e da tecnologia, reforçando o investimento da gestão superior nos avanços da universidade.