6 de abril de 2025 | 00:59

URGENTE: Silas Câmara tem mandato cassado pelo TRE-AM

A representação da perda do mandato de Silas foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O MPE acusa Silas por gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral no ano de 2022 com fretamento de aeronaves.

O placar final ficou de 4 a 2 à favor da cassação de Silas Câmara. O parlamentar recebeu mais de 125 mil votos válidos nas eleições de 2022 e foi responsável por abrir mais uma vaga para seu partido, isso também levou Adail Filho para a Câmara dos Deputados, tudo dentro do cálculo do quociente eleitoral.

Eleito pelo partido do Republicanos em 2022, Adail Filho, também, perde o mandato porque o TRE-AM anulou os 125.068 votos que Câmara obteve naquele pleito.  Portanto, Adail Filho fica sem os votos suficientes da legenda.

Como fica

Caso a decisão seja mantida pelo TSE após recurso, devem assumir como titulares de ambos os mandatos Pauderney Avelino (União) e Alfredo Nascimento (PL), respectivamente. Pauderney já está no cargo, pois é suplente do deputado federal Fausto Júnior (União), que assumiu uma secretária no governo Wilson Lima.

Apesar da decisão, o político pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja a nota da assessoria jurídica do parlamentar

A Assessoria Jurídica do Deputado Federal Silas Câmara informa que o parlamentar recorrerá da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas, reafirmando seu compromisso com a defesa legal de seu mandato, conquistado com muito trabalho, união, por um propósito santo, de forma limpa e honesta. A decisão foi formada por pequena maioria de votos e contrariou a posição anterior do próprio TRE-AM, que aprovou as contas do Deputado. A confiança na reversão do julgamento é total e o Deputado continuará no exercício pleno de suas responsabilidades enquanto aguarda a apreciação do caso em definitivo pela Justiça Eleitoral.

 

Leia também outras matérias

Presidente da Câmara de Anamã, vereadora Jessica Conegundes reinaugura prédio do Poder Legislativo do município

Hugo Bronzere

Grupo de trabalho vai unir Receita e Polícia Federal para investigar cartéis de combustíveis, propõe dep. Pablo

Redação Zero Hora AM

Programa Peixe na Mesa: mais de 500 famílias recebem jaraquis em Rio Preto da Eva

Redação Zero Hora AM
Carregando....