A operação “Carga Pesada” realizada hoje (23-set) pelos agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na avenida Governador José Lindoso, abordou mais de 80 veículos pesados e lavrou 37 autuações que resultaram na remoção de 12 veículos por mau estado de conservação.
A operação durou quase três horas. Nesse período, 20 agentes do IMMU vistoriaram a documentação e o estado de conservação de 89 veículos pesados, entre caminhões e carretas.
O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, afirmou que irá reforçar ainda mais as fiscalizações desse tipo de veículo.
“Aqui na avenida Governador José Lindoso passam centenas de carretas todos os dias. Temos observado, a partir das nossas operações, algumas irregularidades. Inclusive, existe uma resolução, de 2021, que trata das dimensões dessas carretas”, destacou Ventilari.
“Para circular, elas precisam de uma autorização especial de tráfego. Então, iremos atentar para esse tipo de situação, bem como todas as outras irregularidades em relação às carretas. O estado de conservação, se toda a documentação está adequada”, acrescentou.
Carga Pesada
A fiscalização de carga pesada é uma operação que tem objetivo de garantir a segurança viária e reduzir o risco de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.
A operação inclui a verificação do estado de conservação dos veículos, inspeção das condições dos pneus e luzes, checagem da documentação, avaliação dos equipamentos de emergência, verificação da habilitação e validade do exame toxicológico.
A ação foi executada em conjunto com a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (Semseg), que abordou ônibus do transporte público, garantindo assim a segurança dentro dos coletivos.