31 de janeiro de 2026 | 05:24

Venda e distribuição de sacolas plásticas no comércio de Manaus será proibida

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os estabelecimentos comerciais, localizados na capital amazonense, estão proibidos de vender ou distribuir de graça sacolas plásticas descartáveis, a partir do dia 20 de outubro.

É o que determina a Lei nº 2.799/21, sancionada pela prefeitura de Manaus.

De acordo com a norma, a partir da quinta-feira (20-out), os lojistas podem distribuir, sem custo, somente sacolas biodegradáveis ou retornáveis para os consumidores.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, lembra que a distribuição de sacolas biodegradáveis tem um prazo a ser seguido no comércio manauara.

“A partir de outubro de 2023, teremos a proibição da distribuição ou venda de qualquer sacola plástica, inclusive a biodegradável. Só a retornável poderá ser distribuída para este nicho de atividade econômica” explica Fraxe.

O consumidor que verificar algum estabelecimento desrespeitando a lei, pode fazer a denúncia na sede do Procon-AM, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h, sem precisar agendar.

A denúncia também pode ser feita pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br ou pelos números 0800 092 1512 e 3215-4009.

Leia também outras matérias

Manaus ganha terceira base da Guarda Municipal, entregue por David Almeida

fabiocosta

MIDR reconhece situação de emergência em cinco cidades afetadas por desastres

Redação Zero Hora AM

A Bené é Nossa: solidariedade devolve brilho e esperança ao Hospital Beneficente Portuguesa

Redação Zero Hora AM
Carregando....