Com objetivo de resolver o atraso salarial dos profissionais terceirizados da Saúde pública no Amazonas, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) confirmou hoje (13-abr) uma reunião entre representantes da categoria e o controlador-geral do Estado (CGE-AM), Jeibson dos Santos Justiniano.
O encontro será na próxima segunda-feira, 17 de abril, às 10h30, na sede da CGE, no Edifício Amazon Trade, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.
Wilker disse que o objetivo da reunião é discutir uma solução para o atraso salarial que afeta profissionais terceirizados que prestam serviços nas unidades de saúde do Estado.
Na reunião de segunda-feira, Wilker vai propor a contratação direta dos trabalhadores pelo Executivo Estadual, por meio de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), bem como a realização de concurso público.
“Na reunião de segunda-feira buscaremos uma solução para os milhares de profissionais da Saúde que estão há meses sem receber. Peço que a liderança do Governo possa ir à reunião! A solução existe, que é a contratação direta com promessa de concurso público”, afirmou Barreto.
No encontro o deputado estará acompanhado da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho.
Reuniões em busca de solução
A reunião agendada na Controladoria Geral do Estado será a quarta mediada pelo deputado Wilker Barreto junto aos órgãos de controle do Estado.
No dia 27 de março, o deputado esteve reunido com o presidente do TCE, Érico Desterro, onde o parlamentar sugeriu a realização de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta ou um TAG (Termo de Ajustamento de Gestão).
O objetivo é sanar o atraso salarial dos profissionais.
Na ocasião, o presidente do órgão se mostrou favorável à TAG e recomendou uma reunião com o conselheiro Josué Neto, responsável pela pasta da saúde.
No mesmo dia, o parlamentar compareceu no Ministério Público do Trabalho e apresentou à procuradora-chefe Dra. Alzira Melo Costa a proposta de contratação direta dos terceirizados, através de uma minuta de contrato de trabalho que poderia ser implementado pelo Estado.
Na última terça-feira, 11 de abril, o deputado esteve novamente na Comissão de Saúde do TCE-AM, onde o conselheiro Josué Neto reafirmou a celebração do TAG como a melhor solução para resolver o problema dos profissionais da saúde e a garantia pela regularização dos salários atrasados.