28.3 C
Manaus
26 de julho de 2024 | 20:35

Wilson Lima destaca iniciativas sustentáveis do Amazonas em conversa com alunos de pós-graduação do Brasil e EUA

O governador Wilson Lima apresentou, nesta segunda-feira (13-mai), iniciativas do Governo do Amazonas para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do estado em encontro com alunos de pós-graduação e professores das universidades do Colorado (Estados Unidos) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O convite ao governador foi feito pela professora Colleen Lyons, que também é diretora de pesquisa da universidade norte-americana e líder de projetos da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF Task Force), atuando em áreas como turismo sustentável, gestão ambiental e desenvolvimento comunitário.

O governador falou aos 25 participantes estrangeiros, amazonenses e de outros estados brasileiros, como Pará e Bahia, sobre os desafios de estar à frente do maior estado brasileiro, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, destacou modelos e programas como a Zona Franca de Manaus (ZFM) e iniciativas como o Guardiões da Floresta, Escola da Floresta e Amazonas 2030.

“Quero dizer que estou muito feliz em recebê-los para que entendam um pouco da complexidade da nossa Amazônia, que está sempre nas manchetes dos jornais com foco nas mudanças climáticas como secas e cheias, mas como alguém que nasceu no interior dessa região, digo que é fundamental o mundo saber como aliar a proteção da floresta com o desenvolvimento sustentável, social e econômico do nosso povo”, declarou, em inglês, o governador Wilson Lima.

A roda de conversa com estudantes de mestrado de temas como meio ambiente, energia e sustentabilidade foi realizada em um espaço do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, no Centro de Manaus, e durou aproximadamente uma hora, contando com a presença do secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado, Eduardo Taveira.

Iniciativas do Estado

O governador Wilson Lima explicou ao público que as fábricas instaladas na ZFM recebem incentivos fiscais estadual e federal e geram mais de 500 mil empregos diretos e indiretos nas mais de 500 empresas em operação, e enfatizou que a atividade econômica gerada com a ZFM ajuda a manter preservada 97% da cobertura florestal do Amazonas.

Wilson Lima mostrou os objetivos do programa Amazonas 2030, lançado por ele na Conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP 28), voltado à redução do desmatamento no estado e que será executado com recursos arrecadados a partir da venda de créditos de carbono. O objetivo é alcançar o desmatamento líquido zero no estado nos próximos seis anos.

O governador também falou de ações como o Água Boa, que tornam potável a água captada dos rios em comunidades do interior a partir de 500 estruturas; o Guardiões da Floresta, um dos maiores sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais do planeta, que beneficia atualmente 8,2 mil famílias de 28 Unidades de Conservação Ambiental; e a Escola da Floresta, que prevê construções sustentáveis e o ensino de tecnologia, inovação e sustentabilidade às pessoas que vivem em locais isolados ou de difícil acesso.

Outras agendas

Ainda nesta segunda-feira, o governador Wilson Lima esteve na abertura da 2ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se. A ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e implementada pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) busca dar acesso à documentação civil básica a populações indígenas e em vulnerabilidade social, por exemplo.

“O Amazonas está aqui à disposição para dar todo suporte necessário daquilo que tiver dentro das nossas competências, daquilo que tiver dentro das nossas possibilidades para que efetivamente isso aconteça, entendendo a independência entre os poderes, mas a necessidade de a gente caminhar de forma harmônica para que, no final das contas, o cidadão, aquele que está lá na ponta, possa ser beneficiado”, destacou Wilson Lima.

O governador também prestigiou a posse dos desembargadores João Simões e Airton Gentil nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), respectivamente, ocasião em que destacou a importância da instituição e do apoio do Governo do Amazonas ao exercício da cidadania para escolha de seus representantes. “Todo o Estado vai estar envolvido no sentido de dar aquele suporte necessário”, garantiu Wilson Lima.

Fotos: Janailton Falcão / Secom

Leia também outras matérias

Em Manaus, saiba onde receber o remédio que evita infecção pelo HIV

Redação Zero Hora AM

Profissionais da Saúde que atendem idosos devem ter treinamento especial, solicita dep. Felipe Souza

Redação Zero Hora AM

Lançamento da 5ª Edição da Feira Inter. de Gastronomia Amazônica acontece quarta-feira (26)

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo