31.3 C
Manaus
22 de maio de 2024 | 14:15

Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia

Um avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola hoje (7), às 15h, da Base Aérea de Brasília para cumprir a missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia por causa da guerra. A aeronave está prevista para pousar em Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9).O avião leva 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos, como ajuda humanitária à Ucrânia.

Ação interministerial

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já chega a 1,5 milhão, segundo o diretor da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. “Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse. A Polônia, Romênia e Hungria têm sido o destino da maioria dos refugiados.

Leia também outras matérias

Polícia prende vigilante acusado de matar servidora do TRT em Manaus

Redação Zero Hora AM

Bar do Boi relembra sucessos de 36 anos de festas que marcam a história do Caprichoso

Hugo Bronzere

Em Iranduba, Governo do Amazonas avança com obra de pavimentação da Rodovia Carlos Braga

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo