O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vieram à Manaus para acompanhar a situação dos municípios do Amazonas atingidos por chuvas intensas nos últimos dias e se colocaram à disposição para apoiar as ações de resposta e de atendimento à população afetada.
A comitiva do Governo Federal foi recebida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida, que acompanharam os ministros de Estado em vistoria nos bairros Armando Mendes, Jorge Teixeira e Nova Cidade, regiões mais afetadas pelas chuvas.
“Desde o primeiro dia de governo o presidente Lula nos pediu sempre celeridade e apoio integral a todos os municípios que sofram desastres como o de Manaus. Estamos aqui para disponibilizar ajuda humanitária, nesse primeiro momento, com reestabelecimento para a população de alimentação, água e itens básicos como colchões e material de higiene pessoal”, enfatizou o ministro Waldez Góes.
“Além das ações de resposta, é preciso investir em projetos de prevenção de médio e longo prazo. Estamos vivendo sob o efeito das mudanças climáticas que estão se agravando diariamente em nossas cidades”, ressaltou a ministra Marina Silva.
O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, destacou que é urgente reestabelecer a normalidade na cidade de Manaus.
“Tivemos muitas perdas materiais. O governo estadual e a prefeitura de Manaus buscaram atender a população desde o primeiro momento. A ajuda do Governo Federal é muito importante para que possamos reestabelecer a situação”.
Já o prefeito de Manaus, David Almeida, disse que o Governo Federal agiu com muita rapidez para que as ações de socorro e resposta fossem disponibilizadas para a população atingida.
“A celeridade do ministro Waldez e sua equipe foram fundamentais para que o socorro chegasse rápido a nossa cidade. O trabalho do MIDR nos possibilitou ter decretada com agilidade a situação de emergência e a liberações de recursos federais para reestabelecimento dos serviços básicos.”
No dia 17 de março, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou o repasse para Manaus de quase R$ 980 mil para ações de assistência à população afetada pelas chuvas intensas do dia 12-mar.
O montante será utilizado para a compra de cestas de alimentos, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, colchões, redes, refeições para as equipes de trabalho, além da locação de quatro veículos e combustível para a entrega dos materiais.