30.3 C
Manaus
28 de abril de 2024 | 20:56

Funcionários contratados pelo Hemoam estão sem salário desde o ano passado, denuncia Wilker Barreto

Um grupo de 710 profissionais contratados pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está sem receber salário desde dezembro do ano passado, quando começaram a atuar no Hospital do Sangue.

Os funcionários foram contratados por meio do Processo Seletivo Simplificado – PSS/2021, coordenado pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES), e até agora estão sem salários.

O problema foi denunciado hoje (16-fev) pelo deputado estadual Wilker Barreto, na Assembleia Legislativa do Amazonas.

Segundo o deputado, os servidores aprovados na seleção do órgão, sendo 686 atuando no Hospital do Sangue e outros 24 na unidade de Coari, iniciaram as  atividades no dia 1º de dezembro de 2021.

Porém, até hoje, os profissionais não receberam nenhum pagamento salarial.

“É uma denúncia grave! É um absurdo para um  governo que tem um orçamento bilionário. Quase 700 famílias sem receber o seu salário. Começaram a trabalhar dia 1º de dezembro, passaram Natal e Ano Novo sem o direito sagrado do seu vencimento”, ponderou Wilker, na tribuna da Aleam.

Após a denúncia vir à tona, o deputado Sinésio Campos (PT) ligou para o secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, onde o titular da pasta confirmou o problema.

“Houve alguns problemas processuais. Faltaram documentos para Sefaz e  para Sead, que gerou todo esse problema. Há uma semana, convidei a diretora do Hemoam para ir lá e resolvermos isso criarmos uma folha avulsa, em separado, com o pagamentos desses trabalhadores”, disse Anoar.

Para Wilker, o erro confessado pelo secretário causou impactos financeiro e psicológico aos servidores. “Como é que um órgão passa mais de 70 dias sem pegar funcionários? É muito tempo. O erro processual do Hemoam deixou famílias sem salário em dezembro. É inacreditável”, criticou.

Leia também outras matérias

Adivinha quem vai aumentar de novo; reajuste vale a partir de amanhã

Redação Zero Hora AM

Rodoviários irão entrar em greve na quarta-feira (17)

Redação Zero Hora AM

“Copa na Arena” é anunciada para estimular vacinação contra a Covid-19

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo