33.3 C
Manaus
17 de outubro de 2025 | 17:55

Governo perde controle e Amazonas se torna o número um em mortes violentas

O Amazonas é o estado com a maior alta de mortes violentas na Região Norte, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo g1 com dados de 26 estados e do Distrito Federal. De acordo coma pesquisa, o estado encabeça o aumento na região e do país: 54% a mais de mortes foram registradas em 2021 que em 2020 no estado – o número passou de 1.019 para 1.571.

A região Norte do Brasil foi a única a registrar aumento no número de mortes violentas intencionais em 2021. Foram 5.448 vítimas de assassinato no ano passado, uma alta de 10% em relação a 2020. A tendência contrasta com a queda de 7% em todo o país.

Segundo a pesquisa, a combinação de crimes ambientais, o crime organizado e a falta de coordenação dos governos estaduais e federal ajudaram no aumento da violência, afirmam especialistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP).

Os especialistas apontam os seguintes fatores para o aumento da violência:

  • Associação do narcotráfico com crimes ambientais, como grilagem, garimpo ilegal e desmatamento
  • Falta de integração das autoridades estaduais e federais no combate aos crimes na Amazônia Legal
  • Disputa de territórios entre facções criminosas.

“O estado vive uma sobreposição de crises no campo da segurança pública: por um lado, após um período de relativa estabilidade com o aparente monopólio do Comando Vermelho na região de Manaus, a violência voltou a crescer com lideranças da FDN se aliando a outros grupos criminosos para tentar reconquistar territórios estratégicos para o tráfico de drogas; por outro, o crescimento dos homicídios nas regiões em que avança o desmatamento indicam a profusão de conflitos fundiários e crimes ambientais que tem tomado a região”, diz Samira.

Fonte G1

Leia também outras matérias

“Fui o único deputado federal a liberar R$ 5 milhões para o hospital de campanha de Manaus”, relembra deputado Pablo

Redação Zero Hora AM

Primeiro conjunto habitacional do ‘Minha Casa, Minha Vida’ será entregue em setembro, anuncia David Almeida

Hugo Bronzere

Bebê com lesões nas partes íntimas morre em hospital de Manaus; polícia apura se criança foi estuprada

Redação Zero Hora AM
Carregando....