29.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 00:07

Projeto que combate a pobreza no Amazonas é aprovado com apoio de Delegado Pablo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê que a União promova a articulação de ações no âmbito federal, estadual e municipal, visando a integração de regiões em desenvolvimento e a redução das desigualdades regionais.

O relator, deputado Delegado Pablo (União-AM), é vice-líder do presidente Bolsonaro no Congresso Nacional e defendeu a aprovação do projeto na CCJ.

Segundo o deputado, o objetivo da medida é reduzir desigualdades sociais e acabar com a pobreza em regiões como a Amazônia.

“Sei como vive nosso povo, principalmente no interior do Amazonas, onde as desigualdades são gigantescas e precisam de ações para serem corrigidas”, afirmou Pablo. O texto ainda depende de análise pelo Plenário.

A proposta regulamenta item da Constituição que estabelece que a União deverá, por lei complementar, dispor sobre as condições para a integração de regiões em desenvolvimento.

De acordo com o texto aprovado, as ações para a integração de regiões em desenvolvimento e redução de desigualdades regionais serão executadas em espaços regionais e sub-regionais com características geoeconômicas e sociais semelhantes e indicadores de situação econômica e social inferiores às médias nacionais.

Sustentabilidade

As ações deverão seguir princípios como sustentabilidade do desenvolvimento; parceria com o setor privado; desenvolvimento de potencialidades locais e vantagens comparativas;  e cooperação entre as unidades da Federação envolvidas.

A ação articulada da União, Estados e municípios nas regiões de desenvolvimento deverá ser seguir planos e programas regionais e setoriais em estrita observância das diretrizes, objetivos e metas estabelecidos nos respectivos planos plurianuais.

A definição das prioridades deve considerar pontos como a melhoria da infraestrutura econômica, erradicação da miséria, apoio a ações nas áreas de Saúde, Educação e Cultura, entre outras prioridades.

Segundo Pablo, o projeto tem o objetivo de melhorar as políticas e as definições de prioridades para a alocação de recursos que visem à redução das desigualdades.

“Quando a nossa Constituição diz para tratar todos iguais perante a lei, ela queria dizer que a gente tem que reduzir as desigualdades entre as regiões para conseguir dar esse tratamento igualitário, senão não existe isonomia”, afirmou o deputado.

Leia também outras matérias

TCE-AM realiza evento sobre prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho

Redação Zero Hora AM

Daqui a pouco – Debate da TV Amazonas terá a presença de todos candidatos ao governo do AM

Redação Zero Hora AM

Câmara Municipal dá detalhes sobre atuação da CPI da Águas de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo