31.3 C
Manaus
29 de abril de 2024 | 11:40

Deputado Dermilson Chagas sugere ao Governo do AM que disponibilize serviços públicos e privados no Porto de Manaus

Em novembro deste ano termina a concessão para exploração do Porto de Manaus, que voltará para a responsabilidade do Governo do Amazonas.

Por essa razão, o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) sugeriu que o Governo do Estado utilize a estrutura portuária para alavancar a economia do Estado, disponibilizando serviços públicos, com custos mais baixos, para beneficiar a população amazonense.

Além de oferecer atracação de barcos e navios para beneficiar milhares de passageiros, o Governo do Estado pode voltar a disponibilizar serviços públicos, como carregamento e descarregamento de carga, além de estoque temporário de materiais, entre outros.

Dermilson Chagas disse que o governo pode fechar parceria com a classe empresarial para que sejam oferecidos mais serviços, como lojas, agências bancárias, restaurantes, casas de câmbio, entre outros segmentos comerciais.

De acordo com o parlamentar, todos esses serviços irão ajudar a impulsionar a economia no Amazonas.

“Um porto público pode movimentar milhões de toneladas de cargas e transportar milhões de passageiros. Isso resultará em um fluxo enorme e vai impulsionar a economia”, explicou Dermilson.

“O Amazonas precisa de um porto público de fato na capital, porque todos os que existem em Manaus são privados, e o único porto público de Manaus está nas mãos de empresas que não disponibilizam serviços para a população”, acrescentou.

“Por isso, é necessário que o Governo do Estado saiba utilizar adequadamente essa estrutura e não mais deixar nas mãos de quem não a utiliza em benefício da sociedade”, criticou o deputado Dermilson Chagas.

Porto mal utilizado

O parlamentar disse que o Porto de Manaus, que ainda continua arrendado, opera somente com embarcações domésticas que trafegam dentro do estado. O deputado disse que, com isso, o porto deixou de baratear os custos alfandegários.

“Cada embarcação que vinha para Manaus procurava um porto público e era um concorrente do porto privado. Então, perdemos muito. E eu nunca entendi como que um porto, que recebia toneladas de contêineres, ficou vazio e como um porto vazio dá dinheiro. É uma situação que temos de questionar: como é que o Porto de Manaus sempre deu dinheiro para essas pessoas estando vazio?”.

Negócio bilionário

De acordo com o site da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o setor portuário nacional (portos públicos e terminais autorizados) movimentou R$ 179,8 milhões no primeiro bimestre deste ano.

O número representa crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os terminais privados movimentaram 120,1 milhões de toneladas em janeiro e fevereiro, queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos movimentaram 59,6 milhões de toneladas, aumento de 8%. O minério de ferro foi a carga mais movimentada nesse início de ano.

Em janeiro e fevereiro, movimentaram-se 49,4 milhões de toneladas: recuo de 8%. Soja, trigo e adubos (fertilizantes) cresceram 55,8%, 29,1% e 27,8%, respectivamente.

Leia também outras matérias

Buscas por indigenista e jornalista britânico desaparecidos são retomadas no AM

Redação Zero Hora AM

CARNAVAL 2023: veja as datas dos desfiles das escolas de samba de Manaus

Redação Zero Hora AM

Deputado Dermilson Chagas propõe PL que proíbe aumento de ICMS após ano de eleição

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo