22 de agosto de 2025 | 05:19

Tony Medeiros aprova projeto que cria novos prazos para concessão do licenciamento ambiental no AM

Foi aprovado hoje (06-jul), na Assembleia Legislativa do Amazonas, o Projeto de Lei que estabelece novos prazos para concessão ou renovação de licenciamento ambiental. A proposta é do deputado Tony Medeiros (PSD).

O deputado explica que o projeto vai dar mais rapidez nos processos administrativos, relativos ao Licenciamento Ambiental. Por isso, adotou-se os prazos destinados a análise e decisão quanto a concessão ou renovação de licenciamento.

Solicitação de atividade com potencial poluidor pequeno, 90 dias, médio 150 dias e grande 180 dias.

Na justificativa o deputado argumenta que o Estado tem o dever de proteger o meio ambiente e por isso é que a legislação prevê que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades que se utilizam de recursos ambientais, considerados poluidores, dependerão de prévio licenciamento ambiental.

Por outro lado, Tony Medeiros afirma que o licenciamento ambiental não pode servir como entrave à implantação de novos empreendimentos.

“Aproximadamente 80% da produção de nossas riquezas passam pelo licenciamento ambiental. Por isso, precisamos da agilidade do órgão licenciador, que é o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam)”, afirmou o deputado.

O parlamentar lembra ainda que para reestruturar o Ipaam, os deputados se comprometeram em fazer uma emenda parlamentar coletiva e destinar recursos financeiros para o órgão. “É a contribuição do Poder Legislativo para que o Ipaam seja reestruturado, inclusive com recursos humanos”, completou Tony Medeiros.

Leia também outras matérias

Estratégias de Amom para conquistar eleitores são copiadas por Alberto Neto e Marcelo Ramos

Hugo Bronzere

Sassá quer audiência pública para empresa esclarecer riscos da construção de aterro sanitário em Manaus

Redação Zero Hora AM

Festival de Parintins será promovido internacionalmente pela Embratur

Redação Zero Hora AM
Carregando....