6 de abril de 2025 | 02:34

Ronaldo Tiradentes pode ser retirado do ar por espalhar fake news contra Eduardo Braga

Após usar o programa de rádio, por diversas vezes, para espalhar fake news e difamar o candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), o radialista Ronaldo Tiradentes pode ser retirado do ar, pode determinação da Justiça.

É o que defendem os advogados do candidato Eduardo Braga, que ingressaram com Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), de nº 0601285-90.2022.6.04.0000, no dia 01 de setembro.

Os advogados argumentam que Ronaldo Tiradentes, dono da Rede Tiradentes de rádio e televisão, atua com parcialidade para desequilibrar a eleição para o governo do Amazonas.

Segundo os advogados, no programa ‘Manhã no Ar’, Ronaldo Tiradentes usou mais de 20 programas no rádio e na TV para atacar Eduardo Braga, divulgando “falsas notícias”.

Na ação judicial, os advogados pedem que a Justiça Eleitoral investigue os motivos da “permanente campanha de difamação” realizada por Ronaldo Tiradentes. A mesma ação pede que o radialista seja proibido de apresentar o programa até o fim da disputa eleitoral.

Caso descumpra a ordem judicial, Ronaldo deverá pagar multa diária de R$ 500 mil e estará sujeito à prisão.

Tratamento diferenciado aos candidatos ao governo do AM

As emissoras de rádio e televisão Tiradentes, que são concessões públicas, têm sido utilizadas sistematicamente para ofender e denegrir a imagem do senador e candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga.

Ao mesmo tempo, os veículos de comunicação conferem tratamento cordial e sem críticas ao atual governador e candidato à reeleição, Wilson Lima.

A ação judicial tem como objetivo esclarecer se as motivações do apresentador Ronaldo Tiradentes são financeiras em virtude das empresas, em que ele e sua família são sócios, terem recebido do governo de Wilson Lima mais de R$ 100 milhões.

“Não à censura”, argumenta Eduardo

O senador e candidato ao Governo do Amazonas, Eduardo Braga, em nenhum momento tentou cercear a liberdade de imprensa. Pelo contrário, sempre defendeu o jornalismo sério, ético e comprometido com a verdade.

Leia também outras matérias

Wilker propõe aos órgãos de controle a contratação direta de profissionais terceirizados da Saúde pelo Governo do AM

Redação Zero Hora AM

Conselheiro do TCE-AM suspende licitação da Prefeitura de Manaus por indícios de irregularidades

Redação Zero Hora AM

Desvio de sobras do Fundeb terá pena de até 12 anos de prisão, garante projeto de dep. Pablo

Redação Zero Hora AM
Carregando....