23 de outubro de 2025 | 02:17

Justiça Eleitoral obriga Coronel Menezes a retirar vídeo de baixaria eleitoral contra Omar Aziz

A Justiça Eleitoral condenou o candidato ao Senado, Alfredo Menezes, a retirar peça ofensiva contra o senador Omar Aziz (PSD-AM), sob pena de multa diária de R$ 10 mil. O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Márcio André Cavalcante, considerou que a propaganda veiculada pela campanha de Menezes extrapolou os limites da crítica política.

Na sua justificativa, o juiz considerou que a conduta de Menezes, além de ofensiva, se configura como tentativa grave de prejudicar a campanha de Omar, que lidera todas as pesquisas.

A peça vem sendo veiculada desde o dia 26 de setembro, na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

“Vídeo foi além dos limites da crítica”

“O debate político admite a crítica à gestão pública, ainda que seja feita de forma ácida. No entanto, da análise do vídeo nota-se pelo trecho em destaque que o representado desbordou dos limites de crítica ao atribuir ao candidato da coligação autora, de forma absolutamente genérica, a prática do crime de pedofilia, delito grave que inegavelmente gera repulsa da sociedade”, afirmou o magistrado em dia decisão.

Sem nenhuma proposta ou informações sobre os feitos políticos de Menezes, a peça de campanha do aliado de Jair Bolsonaro trazia o próprio presidente proferindo ofensas contra Omar.

No vídeo divulgado, a peça alega que o senador já respondeu em processos por pedofilia e desvios de recursos na saúde. Após anos de investigação e sem qualquer indício ou prova da participação de Omar nos fatos alegados em vídeo, o senador não é réu em nenhum processo do tipo.

Leia também outras matérias

Wilker alerta Defesa Civil do AM sobre risco da estiagem em 2024 ser ainda pior

Hugo Roberto Pinto

Dep. Pablo relembra projeto que pune com 12 anos de cadeia quem desviar sobras do Fundeb

Redação Zero Hora AM

Ouvidor do TCE-AM representa o Amazonas no IX Seminário Ibero-Americano de Direito e Controle em Lisboa

Hugo Roberto Pinto
Carregando....