26.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 08:07

Austrália, Japão e outros países encerram eleições para presidente do Brasil; veja como foi

Os eleitores começaram a votar às 8 horas (horário de Brasília) deste domingo (02-set) no Brasil, no entanto, em países localizados na Ásia e na Oceania a votação já foi encerrada devido à diferença de fuso horário. Segundo dados extraoficiais, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido pela maioria dos brasileiros que residem no exterior. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o preferido em pelo menos uma das nações.

Nas cidades chinesas de Pequim e Xangai, o petista levou vantagem na disputa pelo Palácio do Planalto. Já em Tóquio, capital japonesa, a maioria dos votos são favoráveis a continuidade do atual Chefe de Estado, conforme informações do portal MoneyTimes.
Na Oceania, o Lula também foi o mais votado na cidade de Wellington, Nova Zelândia, e na capital australiana Canberra. No Sudeste asiático, o ex-presidente foi o preferido dos brasileiros que residem em Singapura.

DIFERENÇAS DE FUSO HORÁRIO 

Nesses países a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h deste domingo, mas seguindo o fuso de cada local. Devido à diferença, que pode chegar a até 12h a mais — ou seja, enquanto são 8h aqui, no Japão já são 20h —, é possível ter acesso aos resultados em cada seção eleitoral a partir dos boletins emitidos pelas urnas.
Esses resultados são fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros.

RESULTADO NÃO É O OFICIAL

Os dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa a após às 17h (horário de Brasília), conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, protocolos de segurança do sistema da Corte poderão confirmar as informações.

Leia também outras matérias

Dep. Alberto Neto destina R$ 200 mil para Saúde de SP e deixa amazonenses “putos de raiva”

Redação Zero Hora AM

Carturnista Paulo Caruso morre aos 73 anos, em São Paulo

Redação Zero Hora AM

Enfermeiro que abusou sexualmente de criança em hospital tem liberdade negada no AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo