27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 06:16

Projeto de Caio André, que define competências para incentivo ao esporte, é promulgado

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) 001/2023, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), foi promulgado hoje (09-out).

A matéria, aprovada por unanimidade, visa delimitar a competência do município no esporte da capital.

O projeto altera a redação do artigo 361 da Loman, passando a valer da seguinte forma: “o município destinará recursos e investirá no desporto e no lazer comunitário, e estimulará a iniciativa privada a adotar idêntico procedimento, priorizando, no primeiro caso, o desporto de participação e acrescentando o desporto de iniciação e educacional”.

De acordo com o parlamentar, a emenda delimita as atribuições do Município e do Estado na questão esportiva, beneficiando os atletas da capital.

“Agradeço aos meus pares por terem o entendimento dessa divisão de competências importantíssimas para que nós consigamos dar mais incentivo, levar mais recursos para o desporto de iniciação esportiva, de participação, que é o comunitário dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA), dos planos plurianuais, dos programas e ações oriundas do Executivo e também das diretrizes orçamentárias”, afirmou Caio André.

Conselho Municipal

Outro Projeto de Emenda à Loman de Caio André teve o parecer aprovado e vai à segunda discussão no plenário da Casa Legislativa.

Ele dispõe sobre a inclusão do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Segundo o vereador, a medida amplia a participação dessa parcela da população em atividades, debates e tomadas de decisão.

Reunião de hoje e preocupação com fumaça

Na reunião de hoje, o presidente da Casa falou da preocupação em relação à fumaça que tem afetado a população da capital.

Caio André afirmou que muitas comunidades, ao longo dos municípios de Careiro Castanho e Autazes, têm realizado queimadas e pediu entendimento da população para não praticar a coivara nesta época do ano.

“As doenças respiratórias estão se alastrando de forma exponencial, muito em função do ar que estamos respirando neste momento. A seca que estamos vivendo também faz com que se alastre o fogo, mas a esmagadora maioria da fumaça vem da coivara feita pelos produtores rurais ao redor de Manaus”, afirmou Caio André.

A fala do presidente na tribuna também comemorou o acesso do time Amazonas FC à série B do Brasileirão e ao esforço dos setores público e privado para a realização da partida.

Leia também outras matérias

Foragido: foi tirar a nova Carteira de Identidade e acabou preso

Redação Zero Hora AM

TCE-AM tem 81 processos em julgamento na sessão de terça-feira (1º)

Redação Zero Hora AM

TCE-AM recebe selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente, por iniciativas sustentáveis

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo