O ex-governador Amazonino Mendes usou hoje as redes sociais para lembrar o asfaltamento da BR 174, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR). A estrada, que há décadas sofria com o abandono, foi totalmente recuperada em 1988, quando Amazonino governou o Amazonas.
Antes, a estrada possuía chão de barro e a viagem de Manaus a Roraima demorava até 10 dias por conta dos atoleiros e das balsas.
Amazonino asfaltou 255 quilômetros da BR que atravessam o território amazonense e construiu pontes, tudo com recursos próprios apesar da estrada ser federal. Hoje, a viagem é feita em poucas horas e abriu novas perspectivas econômicas para o Estado.
“A BR 174 era federal no nome, mas amazonense no sofrimento. Era o sonho de um século, mas está aí, foi feita”, relembra o ex-governador.
Amazonino decidiu asfaltar a BR-174 por saber da importância estratégica da rodovia para a economia amazonense; para a exportação dos produtos da Zona Franca de Manaus para o Caribe venezuelano e a partir daí para o mundo, para o fortalecimento do turismo em Presidente Figueiredo, e para a geração de emprego e renda para os amazonenses.
Assista ao vídeo que conta um pouco da história da BR 174.