25.3 C
Manaus
6 de maio de 2024 | 07:57

Novo terminal pesqueiro de Manaus deve ser construído no porto do São Raimundo, no valor de R$ 50 milhões

Os pescadores do Amazonas vão receber, até o final do ano, um novo terminal pesqueiro de Manaus, com estrutura para receber embarcações e permitir a venda de peixes diretamente aos consumidores.

A estimativa é que a obra tenha investimento de R$ 50 milhões, segundo informou o governo do Estado.

O local onde funcionará o novo terminal pesqueiro ainda não foi definido, porém os trabalhadores da pesca defendem que a área escolhida seja o antigo porto da balsa do São Raimundo, na zona oeste de Manaus.

O presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), Walzenir Falcão, explica o porto desativado da balsa do São Raimundo possui a estrutura adequada para receber o novo terminal.

“É uma área ampla, com estacionamento, iluminação e à margem do rio Negro. Possui também espaço para construção de uma câmara frigorífica para armazenar o excedente de pescado”, argumenta Walzenir.

O novo terminal pesqueiro de Manaus terá duas áreas de funcionamento. A primeira é a balsa onde acontece o desembarque de pescado, trazido por barcos pesqueiros. A segunda parte é construída em terra, onde funcionarão câmaras frigoríficas e uma indústria de beneficiamento de peixes.

Objetivo é acabar com o desperdício de pescado, como acontece atualmente nas feiras e mercados de Manaus. Ao invés dos pescadores e comerciantes jogarem no lixo o excedente de peixes, o produto será congelado e garantir estoque de pescado para os meses com baixa produção.

Leia também outras matérias

‘Arena Valzão’, no Riacho Doce, será reformada após solicitação do vereador Sassá da Construção

Redação Zero Hora AM

TCE-AM lança programa ‘Blitz’ para fiscalizar irregularidades em órgãos públicos

Hugo Bronzere

Governo do AM prometeu, mas anéis viários Sul e Leste não ficarão prontos até o fim do ano, denuncia Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo