27.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024 | 22:28

Amazonas Energia suspende instalação de novo sistema de medição após vitória de Eduardo Braga na Justiça

O juiz da 3ª Vara Cível, Manoel Amaro de Lima determinou hoje (21-jan) a suspensão do serviço de instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC) que está sendo implantado em Manaus pela empresa Amazonas Energia.

O novo sistema deveria substituir a leitura e medição manual do consumo de energia elétrica. A medida atende a ação popular ingressada pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM) contra a empresa.

“­­­­Essa é a primeira vitória contra essa empresa que tanto prejudica o povo. E não vou ficar satisfeito com essa vitória. Pelo contrário. Sou um fiscal a serviço do amazonense em tempo integral”, afirmou Eduardo Braga.

“Toda falha, omissão ou erro da Amazonas Energia e de outros prestadores de serviço serão cobradas com rigor por mim”, acrescentou o senador ao tomar conhecimento da decisão.

O que disse a Justiça

Na decisão, o magistrado suspende os serviços de instalação do novo sistema e determina, também, a suspensão da cobrança das medições já efetivadas pelo novo sistema em funcionamento nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Nova Cidade, Parque Dez, Riacho Doce e da União.

O juiz estabeleceu multa de R$ 300 mil caso a companhia não cumpra as medidas.

Agora, Eduardo Braga aguarda posicionamento da Justiça Federal, onde também ingressou com ação popular, e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Ministério de Minas e Energia, onde o senador pediu que, antes de qualquer medida semelhante por parte da Amazonas Energia, sejam adotadas campanhas de esclarecimentos para toda a população.

Leia também outras matérias

CMM aprova Projeto de Lei que cria Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais

Redação Zero Hora AM

Deputado protocola pedido de impeachment de Lula após fala sobre Dilma

Redação Zero Hora AM

Wilson Lima tem que ser indiciado no relatório final da CPI da Covid, exige Eduardo Braga

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo