26.3 C
Manaus
22 de março de 2023 | 18:51

Câncer: veja 12 formas de se prevenir da doença

No Brasil, os tumores são a segunda causa de morte, atrás das doenças cardiovasculares. O Instituto Nacional de Câncer estima que o tipo mais incidente no País é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Um estudo apontou que a morte prematura por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos pode ter um aumento de 10% até 2030. No entanto, é possível reduzir em mais de 50% o risco de desenvolver um câncer durante a vida quando estamos atentos às nossas escolhas diárias como alimentação, manutenção do peso e alcoolismo.

1. Não fumar

O tabagismo é responsável por quase 30% de todas as mortes por câncer. Este hábito deixa suscetíveis a apresentar tumores órgãos como boca, faringe, língua, laringe, traqueia, pulmão, esôfago, estômago, fígado, entre outros.

2. Evitar bebidas alcoólicas

O álcool tem efeito tóxico para o fígado e está associado com o surgimento de tumores de mama, fígado, cólon e reto, esôfago, cavidade oral e laringe.

3. Sexo seguro

As infecções sexualmente transmissíveis aumentam as chances de câncer de colo do útero, além de lesões e feridas que são porta de entrada para vírus oncogênico, em especial o HPV, causados do de colo uterino.

4. Sedentarismo

O sedentarismo aumenta a ameaça de câncer de mama, cólon, útero, bexiga, esôfago, gástrico e renal. Os médicos recomendam que adultos realizem 150 a 300 minutos de uma atividade aeróbica moderada ou 75 a 100 minutos de prática intensa semanalmente, juntamente com exercícios de fortalecimento muscular ao menos duas vezes por semana.

5. Monitorar o peso

A gordura em excesso provoca uma inflamação crônica e elevação nos níveis hormonais, o que causa o crescimento de células cancerígenas.

6. Alimente-se melhor

É importante buscar fontes saudáveis de proteína, como frango e peixe, e evitar alimentos ultraprocessados, fast food e alimentos açucarados.

7. Histórico familiar

Muitos tipos de câncer têm origem hereditária: mana, ovário, intestino ou cólon. É importante manter um monitoramento e avisar o seu médico.

8. Vacinação

Vacinas contra HPV são fundamentais no combate ao câncer de colo uterino. Já a vacina contra a hepatite B ajuda a proteger o organismo contra tumores no fígado.

9. Proteção solar

Para prevenção do câncer de pele é essencial o uso de filtros solares de qualidade, além de evitar sol entre 10h e 16h. Também é recomendado reforçar a proteção usando chapéus e blusas com mangas compridas.

10. Contato com produtos químicos

Um estudo publicado no ano passado relacionou  uso de produtos químicos para alisar o cabelo ao aumento das chances de desenvolver câncer de útero.

11. Efeitos da reposição hormonal

Quando usada por muito tempo, o efeito da terapia de reposição hormonal pode aumentar os riscos de câncer de mama e deve ter o uso monitorado através de exames pelo menor tempo possível.

12. Exames de rotina

Prevenção por meio de exames regulares é capaz de detectar precocemente a doença e reduzir a morte por câncer de mama, pulmão, colorretal e cervical.

Leia também outras matérias

Mulher é assaltada no Dia das Mulheres e ainda é chamada de p*** pelo ladrão

Redação Zero Hora AM

Órgãos de controle não fiscalizam irregularidades nas obras da AM 010, questiona dep.Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM

Alunos do colégio da Polícia Militar fazem brincadeira agressiva, inspirada no Big Brother

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: