10 de novembro de 2025 | 12:40

Deputado Pablo consegue “sepultar” projeto que legalizava pequenos furtos no Brasil

A Câmara dos Deputados “sepultou” hoje (31/08) o projeto de lei que pretendia “legalizar pequenos furtos no Brasil”, ou seja, os criminosos que roubassem aparelhos celulares, bolsas e carteiras, entre outros bens, não seriam presos.

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, Delegado Pablo (UB-AM), encaminhou parecer que apontava a inconstitucionalidade do projeto.

O parecer afirma que o projeto é “um estímulo à criminalidade no Brasil”, e por isso a medida foi arquivada com voto favorável da maioria dos deputados da CCJ, que seguiram a orientação de Pablo.

O deputado, que é delegado licenciado da Polícia Federal, argumentou que o projeto apresentado por deputadas de partidos de esquerda tinha o objetivo de “proteger bandidos”.

“Quer dizer que o criminoso pode roubar celulares, carteiras, relógios e bolsas, entre outros bens materiais, e não seria preso. Isso é estimular o crime no Brasil”, afirmou Pablo.

“Mais uma vez, os maiores prejudicado seriam os trabalhadores, que lutam para ter seus bens. Por isso votei contra o projeto e defendi seu arquivamento”, acrescentou.

Pablo citou o exemplo dos Estados Unidos, onde desde 2014 vários Estados flexibilizaram a lei contra roubos e furtos. Na Califórnia, por exemplo, roubo de objetos de até 950 dólares (equivalente a R$ 5 mil) não são punidos com prisão.

“Ocorreu uma onda de crimes em toda Califórnia. As pessoas não podiam ser presas. A polícia não podia fazer nada”, ressaltou o deputado. “O mesmo aconteceria no Brasil se mudássemos o Código Penal”, comparou Pablo.

Veja o vídeo gravado na reunião da CCJ da Câmara dos Deputados.

 

Leia também outras matérias

Romã: saiba mais sobre o estudo da fruta na redução da glicemia em diabéticos

Redação Zero Hora AM

Caio André critica economista Alexandre Schwartsman, que chamou ZFM de “aberração”

fabiocosta

Vereador Sassá distribui peixes aos moradores da Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro

Redação Zero Hora AM
Carregando....