24.3 C
Manaus
13 de julho de 2024 | 04:11

Governo Federal faz canalhice ao reduzir IPI em 25%; diz Serafim Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro cometeu uma canalhice ao publicar em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) um decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados. A afirmação é do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB/AM).
“Confirmando os rumores, o Governo Federal reduziu o IPI em 25%, prejudicando Estados, municípios e a Zona Franca de Manaus, enfiando um punhal em nossas costas”, afirma Serafim.
“Para amortecer a repercussão, publicaram às 18 horas, em edição extra do DOU, na sexta-feira antes do Carnaval. Isso é canalhice. Canalhas!”, acrescentou.

Essa redução, alerta o líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), fere a Zona Franca de Manaus e pode tirar indústrias do Amazonas.

“Quando ele diminui linearmente o IPI, ele está diminuindo também dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus e, assim, as vantagens comparativas que temos – e que atraíram investimento para cá – vão para o espaço e, se houver perda de competitividade, as empresas que estão aqui, vão sair”, disse Serafim.

O parlamentar alerta que a redução prejudicará a arrecadação de estados e municípios.

“Eu quero alertar o governador do Amazonas e os 62 prefeitos, porque o IPI, por exemplo, de mil reais, R$ 250 é dividido entre os municípios e os outros R$ 250 pelos estados. Ou seja, ele está fazendo caridade com o chapéu alheio. Eu acho que ele pensa que os governadores e prefeitos são lesos. Agora, se faz urgente uma reação rápida e direta da bancada do Amazonas”, concluiu o deputado.

Veja a íntegra do decreto Federal:

DECRETO Nº 10.979, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022 – DECRETO Nº 10.979, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional

Leia também outras matérias

Mulher baleada em frente a bar de Manaus morre no dia do seu aniversário

Redação Zero Hora AM

Alisson Leão diz que Crea estará à disposição de todos os profissionais no AM

Redação Zero Hora AM

Deputado Wilker aciona Ministério Público para investigar prefeitura de Manaus pela pintura do calçadão da Ponta Negra

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo