25.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2023 | 09:48

Governo Federal faz canalhice ao reduzir IPI em 25%; diz Serafim Corrêa

O presidente Jair Bolsonaro cometeu uma canalhice ao publicar em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) um decreto que altera a tabela do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados. A afirmação é do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB/AM).
“Confirmando os rumores, o Governo Federal reduziu o IPI em 25%, prejudicando Estados, municípios e a Zona Franca de Manaus, enfiando um punhal em nossas costas”, afirma Serafim.
“Para amortecer a repercussão, publicaram às 18 horas, em edição extra do DOU, na sexta-feira antes do Carnaval. Isso é canalhice. Canalhas!”, acrescentou.

Essa redução, alerta o líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas), fere a Zona Franca de Manaus e pode tirar indústrias do Amazonas.

“Quando ele diminui linearmente o IPI, ele está diminuindo também dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus e, assim, as vantagens comparativas que temos – e que atraíram investimento para cá – vão para o espaço e, se houver perda de competitividade, as empresas que estão aqui, vão sair”, disse Serafim.

O parlamentar alerta que a redução prejudicará a arrecadação de estados e municípios.

“Eu quero alertar o governador do Amazonas e os 62 prefeitos, porque o IPI, por exemplo, de mil reais, R$ 250 é dividido entre os municípios e os outros R$ 250 pelos estados. Ou seja, ele está fazendo caridade com o chapéu alheio. Eu acho que ele pensa que os governadores e prefeitos são lesos. Agora, se faz urgente uma reação rápida e direta da bancada do Amazonas”, concluiu o deputado.

Veja a íntegra do decreto Federal:

DECRETO Nº 10.979, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022 – DECRETO Nº 10.979, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2022 – DOU – Imprensa Nacional

Leia também outras matérias

PL da isenção de IR para policiais é aprovado na Câmara Federal

Redação Zero Hora AM

Mecânico tem cabeça esmagada após carro cair de macaco em Manaus

Redação Zero Hora AM

Novo modelo da CNH começa a ser emitido quarta-feira

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: