28.3 C
Manaus
6 de maio de 2024 | 00:18

Mais de 32 mil famílias estão ameaçadas de despejo no Amazonas

De acordo com registros do Mapeamento Nacional dos Conflitos pela Terra e Moradia, da Campanha Despejo Zero, são 32 mil famílias do Amazonas sob risco de despejo. Dessas, 31mil estão localizadas na capital, Manaus, e o restante divididas em outros 10 municípios do Estado.

O Amazonas contabiliza ao todo 58 conflitos mapeados, sendo a Comunidade Nova Vida (Cemitério Indígena), localizada na capital amazonense, o maior deles, com 3.500 famílias ameaçadas de despejo. Todos esses números, entretanto, podem estar subnotificados.

O site realiza atualização constante no número de famílias atingidas em conflitos por todo o país. Os dados mencionados são referentes ao dia 22 de fevereiro desse ano.

No Brasil, esse cenário não é diferente. Ao todo, são mais de  1 milhão pessoas em risco de despejo. Dessas,  mais 600 mil são negras e mais de 620 são mulheres (60%), além de mais de 170 mil crianças e 174 mil pessoas idosas.

“O despejo é devastador para as famílias, especialmente para mulheres, crianças e pessoas idosas. Desde o momento da ameaça, quando acontece o medo de ser despejado, além do trauma de um despejo violento, até às violações de direito enfrentadas por não ter onde morar”.

“A moradia é porta de entrada para uma série de direitos básicos. Sem teto e sem comprovante de residência, as crianças não conseguem ter acesso à escola e aos serviços de saúde e lazer, enquanto as pessoas idosas sofrem por questões identitárias e pelos laços afetivos criados com o território”, disse Raquel Ludermir, coordenadora de Incidência Política da Habitat para a Humanidade Brasil.

De acordo com o levantamento, o Estado com maior número de famílias nessa situação é São Paulo (65.650), seguido pelo Amazonas e Pernambuco (21.661).

Além das famílias ameaçadas de despejo, o levantamento mostra também que o país tem mais de 1100 conflitos envolvendo disputas por terra e moradia.

Desde junho de 2020, quando a campanha Despejo Zero foi lançada, identificou-se pelo menos 41.106 grupos familiares que foram vítimas de despejo.

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver.

Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.

Sobre a Campanha Despejo Zero

A Campanha Nacional Despejo Zero — Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade, criada por movimentos e organizações sociais, foi responsável por auxiliar mais 150 mil pessoas pelo país a não perderem o seu teto durante a pandemia de coronavírus.

Lançada no mês de junho de 2020, a ação busca denunciar e resolver a situação de insegurança pela qual passam as famílias mais vulneráveis e também as pessoas em situação de rua.

Leia também outras matérias

Vídeo – Mulher é presa e pede spray de pimenta para dar uma ‘cheiradinha’

Hugo Bronzere

Apresentação de “cavalo tarado” para crianças em escola do RJ, que custou R$ 50 mil, vira alvo de investigação

Redação Zero Hora AM

Covid-19: 8 mortes e mais de 4 mil casos no Brasil em 24 horas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo