26.3 C
Manaus
1 de maio de 2024 | 23:26

Morre em SP, aos 83 anos, Amazonino Mendes, ex-governador do AM

Morreu na manhã deste domingo (12-fev), em São Paulo, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes. A assessoria do politico informou ontem à tarde que o quadro de saúde era considerável estável, apesar de complicações por conta de uma pneumonia.

Segundo fontes ouvidas pelo Portal Zero Hora Amazonas, o ex-governador adquiriu uma bactéria. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Amazonino, que estava internado desde dezembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, teve piora no quadro de saúde na tarde de ontem (sábado).

NOTA DE PESAR

A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!
16/11/1939 + 12/02/2023

 

A história de vida

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé (AM), no dia 16 de novembro de 1939, filho de Armando de Sousa Mendes e de Francisca Gomes Mendes, e era o político mais experiente do Brasil. Foi três vezes prefeito de Manaus e quatro vezes governador do Amazonas.

Iniciou os estudos em sua cidade natal, tendo sido aluno do Colégio Dom Bosco, em Manaus, e do Seminário do Espírito Santo, em Tefé (AM). Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas em 1969.

Foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes; é pai três filhos: Armando Mendes, Lívia Mendes e Cristina Mendes.

A história política

Iniciou sua carreira política em abril de 1983, ao ser nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Em seu mandato, deu especial atenção à urbanização dos bairros periféricos.

Em 1987, Amazonino iniciou o primeiro mandato como governador.

Exerceu o cargo de senador da República entre os anos de 1991 e 1992.

Em 1994, Amazonino foi eleito governador do Amazonas já no primeiro turno, sendo reeleito em 1998. Em seu governo, criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos.

Mantendo as contas do governo sob controle, Amazonino fundou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001; construiu 484 escolas em todo o estado e revolucionou a saúde: 173 pontos de atendimento na Capital e no interior foram criados, quase 80% do total existente até então, entre inúmeras outras realizações.

Prefeito de Manaus de 2009 a 2012, Amazonino entregou mais de 600 salas de aula, modernizou o sistema de ensino e valorizou professores. Foi o criador do Bolsa Universidade, do Leite do Meu Filho, além de expandir o atendimento às mulheres de Manaus com as Carretas da Saúde.

último mandato

Em 2017, Amazonino Mendes foi eleito governador novamente, durante a eleição suplementar, tornando-se o primeiro político amazonense a exercer quatro vezes o mandato de chefe do Executivo estadual.

No governo em curso, nos primeiros nove meses, destacam-se algumas ações como a concessão da recomposição das datas-bases salariais, que não eram cumpridas desde 2015, de servidores da educação, saúde e segurança, áreas que prestam serviços essenciais à população.

 

Leia também outras matérias

Foragido: foi tirar a nova Carteira de Identidade e acabou preso

Redação Zero Hora AM

Na virada do ano, Whatsapp deixará de funcionar em vários celulares; veja a lista completa

Redação Zero Hora AM

Suposto chefe de facção é morto a tiros em posto de combustíveis em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo