33.3 C
Manaus
28 de abril de 2024 | 18:03

Nos EUA, Wilson Lima convida Coca-Cola a renovar parceria para o desenvolvimento sustentável do Amazonas

O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (11-mai), uma carta de intenções a executivos da Coca-Cola para renovar a parceria entre o Governo do Amazonas e a empresa a favor do desenvolvimento sustentável do estado.

O documento que formaliza o convite para ampliação da parceria foi entregue na sede da companhia, em Atlanta (Georgia, Estados Unidos).

Na oportunidade, os dirigentes apresentaram a fábrica e programas sustentáveis da Coca-Cola ao governador. A parceria com o Estado já dura mais de três décadas – tempo que a companhia está instalada no Polo Industrial de Manaus.

Para Wilson Lima, o encontro reforçou a importância da união entre Estado e iniciativa privada para ampliar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

“Todas essas parcerias que a gente tem feito com a Coca-Cola são importantes e eu vim aqui (na sede da empresa, nos EUA) entregar uma carta reforçando essa parceria e, naturalmente, trabalhando para aumentar essas atividades e essas ações feitas em conjunto com o Governo do Estado”, afirmou o governador Wilson Lima.

Além do chefe do maior estado brasileiro, estiveram presentes o presidente de Desenvolvimento Internacional da empresa, Henrique Braun; a vice-presidente sênior e diretora de Comunicações, Sustentabilidade e Parcerias Estratégicas, Beatriz Perez; o vice-presidente de Política Global, Sustentabilidade Ambiental e Impacto Social, Michael Goltzman; o líder da área de Relações Governamentais da Coca-Cola no Brasil, Victor Bicca; além do secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; e do secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony.

Carta de intenções

Entre os compromissos contidos no documento estão ações voltadas à redução do desperdício; do consumo consciente; do reaproveitamento energético e a reciclagem; fomento às cadeias produtivas de baixas emissões; redução das emissões de carbono em grandes eventos; fortalecimento da defesa do Polo Industrial de Manaus, em especial nas atividades sustentáveis, como o polo de concentrados; e ampliação da oferta de Serviços Ambientais nas Unidades de Conservação do Amazonas.

“Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico sustentável da região, a Coca-Cola Brasil reforça seu compromisso de continuar contribuindo pela geração de emprego e renda e também pela proteção da floresta amazônica. Receber as lideranças do Amazonas em nossa sede, em Atlanta, é uma oportunidade de reforçar o nosso compromisso com toda a região”, ressaltou o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Parceria e presença no Amazonas

A Coca-Cola atua há 33 anos no Amazonas com a Recofarma, a fábrica de concentrados detentora do título de maior exportadora entre as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, além da presença do Grupo Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil no Estado.

Segundo a empresa, a presença no Estado gera mais de 14 mil empregos e renda na capital e no interior, além disso 100% do guaraná utilizado nas bebidas à base do fruto do Guaraná (como Fanta Guaraná, Guaraná Kuat, Tuchaua) são provenientes do Amazonas.

Um dos principais programas da empresa no estado é Olhos da Floresta, criado em 2016 em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que oferta apoio técnico para a adoção de práticas agroecológicas, como inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais.

Com essa iniciativa, a Coca-Cola Brasil está presente em 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense, o que compreende 18 municípios e 124 comunidades, envolvendo mais de 350 famílias de produtores e beneficia mais de 3 mil pessoas na cadeia produtiva.

Entre as principais parcerias da empresa com o Governo do Estado estão: patrocínio oficial, há 27 anos, do Festival Folclórico de Parintins; iniciativas como a ação Recicla, Galera, que mobiliza os bumbás para dar destinação correta aos resíduos gerados durante o evento; parceria público-privada ao ofertar 600 refeições/dia para a unidade do Centro de Manaus do restaurante popular Prato Cheio, que oferece refeição a R$ 1, entre outros.

Leia também outras matérias

Governo do AM autoriza pagamento do ‘Guardiões da Floresta’ para 6,4 mil famílias em unidades de conservação no Estado

Redação Zero Hora AM

Feirão de passagens aéreas tem viagens de Manaus a cinco cidades por R$ 550 (ida e volta)

Hugo Bronzere

Presidente do TCE-AM dá posse a mais quatro servidores aprovados no concurso público

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo