25.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 06:38

TCE-AM lança painel de acompanhamento para fiscalizar obras públicas estaduais

Como parte do programa de modernização, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou hoje (03-jul) o Painel de Acompanhamento de Obras Públicas, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e a Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicop).

O painel tem como objetivo proporcionar uma fiscalização mais eficiente das obras públicas estaduais desde 2012, mais transparência e acesso facilitado aos dados e, ainda, servir de subsídio para as ações da Corte de Contas.

A ferramenta pode ser acessada em https://paineldeobras.tce.am.gov.br/.

“Há algum tempo o TCE do Amazonas iniciou um processo de modernização que tem nos colocado na vanguarda da utilização de plataformas tecnológicas na fiscalização das contas públicas. Este painel lançado é mais um exemplo disso. Modernizamos a nossa fiscalização e da mesma maneira, levamos transparência ao cidadão que pode acompanhar de perto as obras públicas do Estado”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O painel disponibiliza informações gerais e detalhadas sobre as obras públicas do Amazonas, organizadas de forma acessível aos usuários.

Entre as principais informações disponíveis, destacam-se os dados sobre obras públicas por Unidade Gestora, empresa contratada, município, situação e ano de referência (a partir de 2012).

Esses dados podem ser visualizados por meio de gráficos que facilitam a leitura e compreensão das informações, permitindo análises comparativas.

O desenvolvimento e a atualização do Painel de Acompanhamento de Obras Públicas são feitos por meio de uma integração dos dados disponíveis no e-Obras, plataforma do Governo do Amazonas, e das informações enviadas pelos jurisdicionados ao e-Contas, sistema utilizado pelo TCE-AM.

Dados disponíveis

No Painel de Acompanhamento de Obras Públicas o usuário pode verificar a situação da obra, o tipo/natureza, a quantidade de contratos firmados por fornecedor, bem como seus aditivos.

Uma funcionalidade importante é a análise da distribuição dos tipos de empenho relacionados aos contratos para execução de obras, em global, ordinário ou por estimativa.

O painel também disponibiliza um gráfico de barras horizontal que apresenta a execução orçamentária completa das obras.

Esse gráfico exibe informações como o valor total do contrato, o valor total de empenhos, o valor total de empenhos liquidados e os pagos, permitindo uma análise mais precisa e detalhada dos recursos envolvidos.

Leia também outras matérias

Deputado Pablo pede ao Min. de Minas e Energia que fiscalize postos que não baixaram preço da gasolina

Redação Zero Hora AM

Em ação complexa, bombeiros resgatam vítimas soterradas em canteiro de obras no bairro Flores

Redação Zero Hora AM

Mais de 77 mil moradores de áreas vulneráveis em Manaus receberam redes de água em 2022

Redação Zero Hora AM
Carregando....