14 de setembro de 2025 | 02:37

Pais são obrigados a apresentar carteira de vacina dos filhos na matricula escolar

Redação ZH – Pais de alunos de escolas públicas e particulares de Manaus terão que apresentar o certificado de vacina dos filhos ao matriculá-los para o ano letivo.

A apresentação tornou-se obrigatória após aprovação do projeto de lei, em dezembro do ao passado, pela Câmara Municipal de Manaus. O autor do projeto é o vereador Lisandro Breval (Avante).

A medida busca garantir a segurança dos estudantes e evitar a disseminação de doenças no ambiente escolar. Além disso, as escolas serão usadas para avaliar como anda a cobertura vacinal de crianças e adolescentes em Manaus.

A falta de apresentação do certificado de vacina não impossibilita a matrícula do aluno, mas a situação deverá ser regularizada em até 60 dias.

Os diretores, pedagogos e professores das escolas foram orientados a denunciar os casos de não vacinação aos conselhos tutelares.

Vale lembrar que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) obriga os pais e responsáveis a imunizar os filhos contra doenças que já tenham vacinas disponíveis na rede pública de Saúde.

Leia também outras matérias

Após denúncias de Wilker, Seduc cancela contrato com Hapvida por não atender professores no interior

Redação Zero Hora AM

Operação Gota: Ação vai vacinar população indígena, ribeirinha, rural e quilombola da Amazônia Legal

Redação Zero Hora AM

TCE-AM promove ação de conscientização ambiental integrada entre portos de Manaus e Parintins

Hugo Bronzere
Carregando....