29.3 C
Manaus
19 de abril de 2024 | 12:41

Rei da Arábia Saudita libera feriado nacional para comemorar vitória sobre Argentina

Essa é uma das histórias que só acontecem por causa da Copa do Mundo! O poderoso rei Salman Bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, decretou feriado nacional amanhã (23-nov) por causa da vitória da seleção saudita sobre a Argentina, ocorrida hoje, na Copa do Mundo do Qatar.

Nos grupos de apostas esportivas, a Arábia Saudita aparece como a seleção mais fraca comparada a ArgentinaMéxico Polônia. Por isso a vitória de hoje foi tão comemorada em todo país.

 De acordo com o site de notícias Arab News, a ação foi proposta pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, filho do monarca.

Veja a postagem.

Saudi Press Agency, agência oficial de notícias da nação islâmica, divulgou no Twitter a determinação. “Quarta-feira será Feriado para todos os funcionários de todos os setores do Governo e Setor Privado, e Alunos de todas as Etapas Educacionais”, publicou.

Heróis improváveis

O jogo consagrou os primeiros “heróis improváveis” da Copa. Dois grandes destaques foram o goleiro Mohammed Al-Owais, reserva do Al-Hilal – clube que ganhou projeção no Brasil ao enfrentar o Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes de 2019.

E o autor do gol da vitória esteve presente nesse duelo com os brasileiros: Salem Al-Dawsari, que chegou a jogar na Europa, enfrentou a equipe carioca e marcou o único tento de seu time.

Dessa vez, conseguiu garantir a vitória que “mudou” o calendário de seu país.

Poderoso Rei

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta, ou seja, o rei é chefe de Estado e também de governo. Estabelecida em 1932 por Abd-al-Aziz, conhecido como Ibs Saud, é considerada o berço do Islã e controlada pela dinastia Al-Saud desde sua criação, sem eleições presidenciais e com o poder sendo passado hereditariamente. O nome “Saudita” vem justamente da família que o lidera.

Sem tradição no futebol

No futebol, a Arábia Saudita surgiu recentemente em comparação às seleções mais tradicionais. Sua primeira participação em Copas do Mundo foi em 1994, naquela que é até hoje a melhor campanha da história: passou em segundo lugar no Grupo F, derrotando Bélgica Marrocos, e caiu para a Suécia nas oitavas de final.

Desde então, o sucesso nunca mais se repetiu e a equipe asiática foi eliminada na primeira fase em todas as outras edições que participou: 1998, 2002, 2006 e 2018.

Não somente isso, ficou sem ganhar uma partida até o histórico triunfo sobre os sul-americanos, que foram também os primeiros campeões mundiais superados por ela.

Em 98, perdeu para a França por 4 a 0; em 02, uma acachapante goleada de 8 a 0 para a Alemanha; em 06, “apenas” um a zero para a Espanha e, em 18, derrota para o Uruguai, também de 1 a 0.

 

Leia também outras matérias

Zonas oeste e norte de Manaus ficarão sem energia na sexta-feira (29)

Redação Zero Hora AM

Ex-catadora de lixo se torna advogada e faz fotos de formatura com caminhão da empresa

Redação Zero Hora AM

Em ação complexa, bombeiros resgatam vítimas soterradas em canteiro de obras no bairro Flores

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo