Sob a condução da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou hoje (14-nov) mais um marco das comemorações pelos 75 anos da Corte com a entrega do Colar do Mérito de Contas, a mais alta honraria institucional.
Neste ano, 21 personalidades foram reconhecidas pelo colegiado por suas contribuições à administração pública, à integridade institucional e ao desenvolvimento do Amazonas.
A solenidade, realizada no Auditório Franco de Sá, reuniu forças de segurança, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e militares, membros da administração pública e privada, servidores e familiares dos homenageados.
Além da presidente do TCE-AM, Yara Lins, estiveram presentes os conselheiros Júlio Pinheiro, Josué Cláudio Neto, Mario de Mello, Érico Desterro e Ari Moutinho, que compuseram o dispositivo de honra ao lado das demais autoridades.

Colar Mérito de Contas
Instituído pela Resolução nº 01, de 7 de abril de 2005, o Colar do Mérito de Contas é conferido àqueles que, por seus méritos e realizações, se tornam dignos do especial reconhecimento do Tribunal.
Ao cumprimentar os presentes, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou os princípios que orientam o trabalho daqueles que se dedicam à melhoria da gestão pública.
“As senhoras e senhores estão sendo homenageados com algo que não é somente um adorno, o Colar do Mérito é um símbolo da consciência tranquila pelos serviços de integridade e sabedoria prestados ao bem público. Que sejamos faróis para iluminar, na força do exemplo, as famílias, os colegas de trabalho e todos aqueles que edificam nossas histórias. Parabéns a todos.”

Homenagens In Memoriam
O evento também prestou homenagem in memoriam a personalidades cujo legado permanece como contribuição relevante ao Estado, com as condecorações entregues aos familiares.
Representando os agraciados, o deputado Fausto Jr agradeceu o reconhecimento e reforçou o compromisso com a boa gestão:
“Agradeço por essa oportunidade de receber a maior honraria do TCE-AM, que traduz nesse gesto o quanto é importante a atuação assertiva em prol da boa gestão. E é isso, a gente tem que trabalhar cada vez mais em prol do controle externo.”
“Compromisso com a ética e o patrimônio público”
A senadora da República Soraya Vieira Thronicke, também agraciada, destacou o caráter inspirador da honraria:
“Este Colar é distinto, e é um estímulo para que redobremos nosso compromisso com a ética, a responsabilidade e o zelo no trato do patrimônio público.”
Ela também ressaltou a honra de receber a medalha diretamente das mãos da presidente Yara Lins:
“Receber esta homenagem das mãos da conselheira-presidente, uma mulher de vida ímpar, que é um grande exemplo, principalmente para nós mulheres, é um privilégio. Muito obrigada.”
Reconhecimento ao TCE-AM
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, celebrou a iniciativa e registrou seu reconhecimento ao trabalho da Corte:
“Deixo aqui registrado, em nome do Governo do Estado, a minha admiração pelo trabalho que o TCE-AM desempenha. Pela capacidade de se modernizar e atuar com muita clareza, sempre visando o controle e fiscalização como desenvolvimento social.”
Homenageados
– Aluízio Humberto Aires da Cruz Junior (in memoriam)
– David Gomes David
– Fausto Vieira dos Santos Junior
– Ministro Flávio Dino de Castro e Costa
– João Bosco Gomes Saraiva
– José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral
– Dom Luiz Soares Vieira
– Maria Emília de Rueda
– Márcio Michel Alves de Oliveira
– Martha de Aguiar Falcão (in memoriam)
– Nejmi Jomar Abdel Aziz
– Ralph Baraúna Assayag
– Renato Frota Magalhães
– Sandra Backsmann Braga
– Sebastião Domingos Gunza
– Soraya Vieira Thronicke
– Tadeu de Souza Silva
– Valdir Florindo
– Vanderley Bastos da Penha
– Virgílio Maurício Viana
– Ministro Vital do Rêgo Filho
A entrega das honrarias encerrou a manhã com um sentimento coletivo de reconhecimento e respeito às trajetórias que fortalecem o serviço público.
Além disso, evidenciou o papel da Corte em valorizar lideranças e inspirar práticas que elevam a qualidade da gestão no Amazonas.
