6 de abril de 2025 | 02:56

Em incentivo à saúde dos servidores, TCE-AM inicia jogos internos com mais de 300 atletas

Com o auditório repleto de servidores uniformizados com as cores de suas equipes — Boto, Onça, Jacaré e Tucano — o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou oficialmente hoje (03-mar), a segunda edição dos Jogos Internos da Corte.

A solenidade marcou o início das atividades esportivas e também celebrou o Dia Mundial da Saúde, com uma programação que continuará na próxima segunda-feira (7-mar), junto do início das disputas.

Representando a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, grande incentivadora da prática esportiva entre os servidores, o secretário-geral de Administração do TCE-AM, Antônio Rosa Júnior, ressaltou a importância do evento como ferramenta de valorização dos servidores e promoção de qualidade de vida.

“A realização desses jogos representa um dos braços da administração da conselheira Yara, que tem como métrica de excelência proporcionar aos servidores a melhor qualidade de vida possível. Com saúde estável, eles podem desempenhar suas funções da melhor forma e devolver à sociedade amazonense todo o investimento feito no Tribunal”, afirmou.

Importância do esporte 

A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o bem-estar dos servidores é uma prioridade de sua gestão e reforçou a importância do esporte nesse contexto.

“Prezo muito pela qualidade de vida dos servidores e sei que o esporte auxilia bastante nisso. Por isso, fiz questão de trazer de volta os Jogos Internos nesse formato, e agora já estamos na segunda edição. Essas iniciativas fortalecem o convívio entre os colegas, incentivam hábitos saudáveis e contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo e equilibrado”, afirmou a conselheira-presidente.

Durante a solenidade, foi relembrado o sucesso da primeira edição dos Jogos Internos, realizada em 2024, que revelou novos talentos esportivos e promoveu maior integração entre os servidores. Parte dos atletas daquela edição chegou a compor a seleção do TCE-AM na OTC Jalapão (Olimpíada dos Tribunais de Contas), onde a Corte conquistou o primeiro lugar geral.

Equipes de atletas

Também foram apresentados os representantes das quatro equipes que disputarão as modalidades esportivas neste ano, seguidos pelo juramento de fair play e o tradicional acendimento da pira olímpica, que simboliza o espírito esportivo e dá início oficial aos jogos.

Presidente da Associação Olímpica Esportiva dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (AOSTC/TCE-AM) e da Comissão Organizadora dos Jogos, Vinicius Dantas reforçou o caráter coletivo do evento.

“É um evento que congrega todo o Tribunal. Desde servidores efetivos até estagiários e residentes, ninguém fica de fora. A abertura acontece no Dia Mundial da Saúde, e é isso que queremos promover: integração, saúde e qualidade de vida. Tudo isso só foi possível graças ao apoio da conselheira Yara, da Presidência e dos diversos setores envolvidos”, destacou.

Avaliação dos atletas

Como parte da programação em alusão ao Dia Mundial da Saúde, a Diretoria de Saúde (Disau), em parceria com a Provisa, realizou uma ação especial no hall do 2º andar do prédio principal.

Entre 9h e 12h, os servidores puderam participar de uma série de atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação corporal com balança de bioimpedância e até mesmo uma atividade lúdica conduzida por psicólogos: a “Roleta das Emoções”.

Além disso, a programação incluiu uma palestra com o diretor de saúde do Tribunal, João Marcos Bemfica, sobre cuidados com a saúde cardiovascular e bem-estar geral. Também foram distribuídos folders com orientações sobre hábitos saudáveis.

“Uma das primeiras orientações que tive com a conselheira-presidente Yara, quando eu assumi a Diretoria de Saúde, foi sobre o bem-estar do servidor. Isso a gente só consegue com práticas como essa. A gente estima a atividade física, estima a melhora da saúde mental dos nossos servidores gerando esse bem-estar. Ações como essa diminuem o número de doenças e aumentam a nossa qualidade de vida, a nossa saúde”, destacou o diretor da Disau.

A partir de segunda-feira (7), 320 atletas servidores disputarão modalidades como atletismo, basquete, futsal, vôlei, tênis, xadrez, boliche, natação, truco, entre outras, divididas nas categorias livre e master. As competições ocorrerão em diferentes espaços da capital, como a Arena Amadeu Teixeira, Vila Olímpica, Estádio Carlos Zamith e o Clube da Caixa Econômica.

Leia também outras matérias

Caio André cobra melhorias para área afetada por alagamentos no bairro Riacho Doce

Redação Zero Hora AM

Cinco bairros de Manaus ficarão sem energia na sexta-feira (22)

Redação Zero Hora AM

Caio André afirma que reivindicações da população na Câmara Cidadã serão enviadas ao Executivo

Redação Zero Hora AM