25.3 C
Manaus
19 de abril de 2024 | 06:30

Tecnologia 5G é aprovada e terá até julho para ser regulamentada em Manaus

O projeto de lei que estabelece regras para instalação do 5G na capital amazonense foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (18-mai). Com a aprovação, as operadoras terão até o dia 31 de julho para implantarem a tecnologia.

Desde a primeira quinzena de abril está tramitando a lei na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para licenciamento e instalação das estações de rádio-base (ERB) autorizadas e homologadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para adequação e implementação da tecnologia 5G na capital amazonense.

Além disso, algumas das regras que está no documento é a a redução do prazo de licenciamento para instalação, que passa de 60 dias para 48 horas. Após a aprovação, o documento segue para Prefeitura de Manaus para ser sancionado pelo prefeito David Almeida.

Segundo o Ministério das Comunicações, a até julho de 2022, o 5G, que é a quinta geração da rede móvel, deve estar disponível em todas as capitais brasileiras. Já as cidades do país com mais de 30 mil habitantes poderão ter o sistema até julho de 2029.

Uma de suas principais novidades é a velocidade: enquanto a média do 4G no país é de 19,8 Mbps, o 5G pode chegar a até 100 vezes mais do que isso (10 gigabits por segundo).

Leia também outras matérias

Trio atira, golpeia com barra de ferro e dá pedrada em rival; veja vídeo

Redação Zero Hora AM

Morre terceira vítima de incêndio em lotérica no Mercado Adolpho Lisboa

Redação Zero Hora AM

Projeto que aumenta pena por abate de tucunaré em áreas de preservação é aprovado por unanimidade

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo