24.3 C
Manaus
2 de março de 2024 | 11:09

Vai virar lei: ANP autoriza que gasolina e etanol sejam entregues por delivery em todo o Brasil

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou alterações nas regras de comercialização de combustíveis em todo o País. A principal novidade no pacote anunciado é a liberação de delivery.

Com isso, os postos poderão entregar gasolina comum ou etanol em domicílio. A medida, no entanto, só valerá após publicação no Diário Oficial da União.

Questionada sobre a segurança desse tipo de atendimento – já que os postos têm estrutura para enfrentar emergências, a ANP informou que “toda a entrega será acompanhada em tempo real e georreferenciada”.

A agência disse, ainda, que a nova medida só poderá ser feita até os limites do município onde se encontra o revendedor varejista autorizado. Os postos que quiserem aderir às mudanças terão que estar em dia com o Programa de Monitoramento de Qualidade da ANP.

Outra novidade é a eliminação de uma casa decimal dos preços. Atualmente, o preço mostrado na bomba tem três casas decimais. Com a nova regra, serão apenas duas casas decimais.

Depois de publicada a resolução, os postos têm um prazo de 180 dias para promover a alteração da visualização dos preços de combustíveis. A ANP defende que um valor com apenas duas casas decimais facilitará o entendimento dos consumidores.

As novas medidas começaram a ser discutidas pela diretoria da ANP depois da greve de caminhoneiros, em 2018. Este ano, a agência informou que realizou consultas públicas para debater o tema.

Em setembro, o governo federal publicou no Diário Oficial da União um decreto que regulamenta a Medida Provisória para postos de combustíveis poderem comprar etanol direto dos produtores.

A União acredita que vender o etanol direto da usina para o posto consegue reduzir o preço da transação, e, portanto, diminuir o preço do etanol na hora de abastecer.

Leia também outras matérias

Câmara Federal fiscalizará recursos liberados pelo governo para combater pandemia no AM

Redação Zero Hora AM

Chefe da Latam diz que passagem comprada de madrugada não é mais barata

Redação Zero Hora AM

Polícia diz que bolsonarista está internado após matar petista em festa de aniversário

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo