31.3 C
Manaus
5 de maio de 2024 | 16:49

Wilson Lima reforça efetivo para combater queimadas na região metropolitana de Manaus

O governador Wilson Lima determinou o reforço no combate às queimadas, com o envio de mais 64 agentes, entre policiais militares e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaa), além de 16 viaturas e duas aeronaves, que vão atuar em Autazes (a 112 quilômetros da capital).

Na tarde desta quarta-feira (11-out), agentes e viaturas foram deslocados de Manaus para o município, que registrou 108 focos de calor somente no dia de hoje, deixando a capital do estado encoberta por fumaça.

O novo efetivo soma-se a outros 52 servidores e seis viaturas que já estão atuando na região no combate aos focos de incêndio. Com isso, são quase 120 homens trabalhando para conter as práticas de crimes ambientais.

Segundo o governador, o grupo atuará no local até que se contenha a situação das queimadas, agravadas pela forte estiagem pela qual passa o Amazonas.

“Agora a gente está embarcando 16 viaturas, mais 64 homens para combater os incêndios e trabalhar na identificação daqueles que estão praticando esses crimes e vamos agir com o necessário rigor, o rigor que estabelece a lei. Quem tiver cometendo ilegalidade vai ser autuado”, garantiu Wilson Lima.

O governador ressaltou que o Governo do Amazonas vem trabalhando de forma permanente no monitoramento e combate aos incêndios.

De 12 de julho até 10 de outubro, um total de 2.121 incêndios já foram combatidos pelos quase 600 agentes atuando no estado, incluindo bombeiros, brigadistas e agentes da Força Nacional. Ação que se soma a outras, como envio de ajuda humanitária, também em andamento no Amazonas.

A tropa é formada por policiais militares, policiais civis e servidores do Ipaam. “A ideia, justamente, é a prevenção, mas claro, identificando ali a questão das queimadas, nós iremos fazer a repressão que é o que a lei determina”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, explicou que o órgão já realiza autuações de forma remota e que, agora, as equipes também vão atuar in loco.

“Essa equipe permanecerá em Autazes até debelar esses focos de incêndio. Além do que, já existe a atuação remota. A gente identifica o alvo, faz a atuação remota, embarga a área e manda as equipes em campo”, explicou.

Ajuda federal

Também nesta quarta-feira, Wilson Lima conversou com três ministros do Governo Federal para envio de reforço às ações de combate às queimadas. Ele pediu à ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática) apoio com equipamentos e pessoal.

Ao ministro José Múcio Monteiro (Defesa), o governador solicitou o envio de aeronaves de grande porte para alcançar os focos mais distantes.

Wilson também falou com o ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) sobre a dificuldade que as embarcações enfrentam para navegar entre Itacoatiara e a capital.

Leia também outras matérias

Polícia prende vigilante acusado de matar servidora do TRT em Manaus

Redação Zero Hora AM

Deputado Fausto Jr. dá dicas aos consumidores para se defender dos abusos da AM Energia

Redação Zero Hora AM

Eduardo Braga e Amazonino derrotam Wilson Lima no primeiro turno, revela pesquisa eleitoral

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo