O deputado Dermilson Chagas afirmou no fim de semana que a obra do jornalista Mário Adolfo, “Curumim, o Último Herói da Amazônia”, é um bom exemplo de como as histórias em quadrinhos contribuem para a conscientização ambiental de crianças e adolescentes.
O parlamentar disse que os personagens da obra, sobretudo o indiozinho Curumim, passam mensagens importantes para os leitores mirins sobre a importância da preservação da nossa região.
“O Curumim, a indiazinha Murupi e seus amiguinhos bichos, a tartaruga Sarah Patel, o jacaré Tinga e o papagaio Lourival, são verdadeiros símbolos da Amazônia”, avalia Dermilson.
“Suas histórias, além de divertir crianças e adolescentes, transmitem valores morais e éticos, educando o público infantojuvenil”, elogiou o deputado, que compareceu ao lançamento da obra, no Largo de São Sebastião, acompanhado do seu filho Raphael, de 2 anos de idade.
A obra traz uma coletânea de quadrinhos, recortes e documentos da vida profissional de Mário Adolfo, que narra a origem e o processo de criação do famoso personagem.
O Curumim foi tombado, em 2018, como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Amazonas, pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
O lançamento do livro integrou a programação da 4ª edição da Semana do Quadrinho Nacional. A obra foi contemplada no Prêmio Feliciano Lana (Lei Aldir Blanc), em edital aberto pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), do Governo do Amazonas.