25.3 C
Manaus
18 de maio de 2024 | 06:12

Ouvidoria da Mulher será lançada amanhã (04) pelo TCE-AM

Em solenidade para homenagear mulheres que possuem trajetória de luta pela garantia dos direitos da igualdade de gênero, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza amanhã (04-abr) o lançamento da Ouvidoria da Mulher.

Um marco no combate e prevenção à violência contra a mulher na Administração Pública, a Ouvidoria da Mulher na Corte de Contas foi anunciada pela presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, e virou lei depois da sanção do governador Wilson Lima, no último dia 20 de março.

A recém-criada Ouvidoria da Mulher contará com profissionais capacitados para o atendimento e tratamento das temáticas relacionadas.

O setor deve ser composto por uma diretora, duas assessoras e uma assistente. Além de uma Ouvidora, escolhida pela Presidência, para um mandato de dois anos.

A Ouvidoria tem o objetivo de ser um canal de escuta ativa, além de receber, encaminhar e acompanhar demandas relativas à igualdade de gênero, participação feminina e violência contra a mulher envolvendo as servidoras, estagiárias, colaboradoras e visitantes da Corte de Contas, bem como jurisdicionados e da sociedade civil.

Medalha de honra

Como forma de reconhecer a trajetória pelos direitos das mulheres, a Corte de Contas concederá a “Medalha de Honra à Mulher” para 50 mulheres que têm uma atuação voltada à igualdade de gênero.

Uma das agraciadas é a ativista do direito das mulheres, Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado.

A luta dela resultou na criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), principal normativo brasileiro de combate à violência contra a mulher em razão do seu gênero.

Leia também outras matérias

Câmara aprova projeto de Caio André, que obriga a oferta de assentos adaptados para alunos obesos

Hugo Bronzere

ALERTA: mais mortal do que a Covid-19? China alerta para pneumonia desconhecida no Cazaquistão

Redação Zero Hora AM

“Bolsonaro está ao lado dos amazonenses”, afirma dep. Pablo ao comentar mudança no decreto do IPI

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo