25.3 C
Manaus
13 de junho de 2024 | 10:40

Ciclistas tiram a roupa e rodam pela cidade para alertar sobre violência no trânsito

Redação ZH – Foi realizada na madrugada de domingo (12-mar), em São Paulo, a versão brasileira do “World Naked Bike” ou “Bicicleta Nua Mundial” onde ciclistas tiram as roupas e circularam pela cidade para alertar motoristas sobre o risco dos acidentes de trânsito.

O evento “Pedalada Pelada” é realizado desde 2017 no Brasil e atrai ciclistas que tiram a roupa ou ficam apenas com roupas íntimas, conscientizando outros ciclistas sobre sua vulnerabilidade no trânsito das grandes cidades.

Neste ano, o grupo respondeu a uma convocação pelas redes sociais, atraindo dezenas de participantes.

“Estamos nus no meio da avenida Paulista. Isso deixa o nosso corpo vulnerável, a nossa intimidade. E a ideia com o naturismo, o nudismo, é justamente mostrar para as pessoas o quanto nós ainda somos fracos diante da violência dos carros”, disse Allis Bezerra, fotógrafo de 41 anos.

“Este movimento mostra para a sociedade o quanto somos importantes, porque quando utilizamos a bicicleta como meio de locomoção, como meio de transporte, como forma de trabalho, a gente está tirando da cidade um carro que polui o meio ambiente”, afirmou Allis.

A artista Andresa Aguida, 23 anos, pintou a mensagem “pedalada sustentável” no corpo antes de sair de topless pela avenida Paulista.

“Falta respeito às pessoas porque estamos de bicicleta e as pessoas nos carros são muito impacientes, buzinam, algo do tipo ‘vai ou então eu passo por cima de você'”, disse a artista.

A manifestação pacífica foi acompanhada pela Policia Militar, que garantiu a segurança dos participantes.

Média de 44 acidentes por dia

Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) publicado em junho do ano passado mostra que em 2021 o País registrou mais de 16 mil acidentes com internações de ciclistas em estado grave, o que representa a média de 44 por dia.

Veja o vídeo.

Com informações do portal G1.

Leia também outras matérias

Boato de ataque de facção criminosa causa pânico em pais e alunos do colégio da Polícia Militar

Redação Zero Hora AM

Primeiro museu interativo de ciências de Manaus está aberto para visitação

Redação Zero Hora AM

“Fui corno”: revoltado com traição da esposa, homem abandona colchão na rua

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo