O Amazonas recebeu nesta semana a doação de 300 mil absorventes higiênicos numa ação da campanha nacional Always #MeninaAjudaMenina.
A doação foi recebida pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que ficará responsável em distribuir gratuitamente o material para estudantes em situação de pobreza e extrema pobreza nas escolas da rede estadual em Manaus e no interior do estado.
Os itens foram entregues à Seas no galpão da Latam Airlines, parceira da campanha por meio do programa Avião Solidário.
Para a secretária da Seas, Alessandra Campêlo, a iniciativa vem de encontro às ações do Governo do Estado para o combate à pobreza menstrual.
“Os absorventes serão distribuídos em escolas públicas estaduais em Manaus e no interior. Além dessa doação, o Governo também está trabalhando na aquisição de uma quantidade grande de absorventes que vai atender durante todo o ano meninas e mulheres em situação de extrema pobreza que não têm, hoje, como ter uma higiene menstrual adequada”, ressaltou a secretária.
Segundo o diretor da Procter & Gamble (P&G) em Manaus, Adriano Maturino, a doação dos itens é resultado de uma pesquisa que aponta a pobreza menstrual como um problema social que afeta jovens e adolescentes em todo país.
“Essa campanha vem de um estudo que foi feito pela P&G em 2020, onde a cada quatro meninas a gente detectou que uma delas está sofrendo com a pobreza menstrual, perdendo autoconfiança, perdendo aulas na escola, ou seja, esse trabalho não é só para ajudar as meninas, mas também ajudar a própria Educação do nosso país”, afirmou o diretor.