29.3 C
Manaus
30 de abril de 2024 | 20:38

Hospital da Mulher, nova escola para alunos indígenas e ribeirinhos serão implantados em Borba

Ao longo desta semana, Simão Peixoto, prefeito de Borba (município localizado a 151 quilômetros), participou de diversas reuniões com representantes de órgãos estaduais e federais em busca de definições sobre as demandas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, dentre outras.

O chefe do Executivo Municipal e sua comitiva de vereadores participaram de reunião na Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação no Amazonas (UGPadeam), que tem como coordenador-geral Márcio Bentes.

Borba será contemplada com uma das cinco escolas da floresta, que serão construídas com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de acordo com o projeto Padeam 2.

O projeto prevê que essas unidades serão instaladas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema/AM), em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), respeitando a cultura e língua indígena, além de preservar o meio ambiente.

O prefeito Simão Peixoto sugeriu que a escola seja construída em uma área indígena de Borba, localizada no rio Canumã. A unidade educacional terá capacidade para atender cerca de 300 alunos. A equipe técnica da Sema/AM irá analisar a viabilidade da construção na área sugerida.

Infraestrutura

O prefeito também participou de reunião, na quinta-feira (11=abr), com representantes da empresa responsável pela implantação de cabeamento para atender o programa Luz para Todos nas comunidades rurais.

A fiação, que deverá ser colocada ainda este ano, conforme cronograma da empresa, beneficiando mais de 4 mil pessoas em Borba.

Devido à interdição do porto de Borba, o prefeito teve agenda, também, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Lá, recebeu a informação de que os reparos serão realizados e finalizados até a segunda quinzena de maio.

A manutenção no porto permitirá o embarque e desembarque dos visitantes que irão participar dos festejos de Santo Antônio de Borba, padroeiro da cidade, que começam no dia 31 de maio e seguem até 14 de junho.

Além das agendas com retorno positivo em Manaus, Simão Peixoto também lembra que o município está construindo mais um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para atender um maior número de famílias em vulnerabilidade social.

A obra será realizada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Átila Lins.

Peixoto destacou, ainda, que o município já tem reserva orçamentária para a construção do Hospital da Mulher. A unidade, além de cuidar da saúde delas, também atuará como maternidade, sendo a primeira do interior do Amazonas. A implantação representa um grande avanço na saúde materno-infantil.

Os vereadores Jacimar Batista, Miguel Lima, Cláudio Pantoja Coutinho, Edilson Batista, Rodrigo Pantoja e Jeremias da Cruz, além do líder comunitário Zezinho Holanda, acompanharam o prefeito nas agendas na capital.

Leia também outras matérias

Mais três servidores aprovados em concurso tomam posse no Tribunal de Contas do AM

Hugo Bronzere

População ajuda jacaré que ficou encalhado no Centro de Manaus; veja o vídeo

Redação Zero Hora AM

Projeto de Deputado Pablo amplia aos municípios da Região Metropolitana de Manaus os incentivos da ZFM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo